domingo, 8 de fevereiro de 2009

COMO FAZER UM POST


(não tenho a Igreja de S. edro vaia da Sé...)


O POST

São 23 horas e 24 minutos. Falta pouco mais de meia hora para a meia noite. O que é eu vou fazer, melhor, escrever.???? Penso e penso. Lembro-me que amanhã é domingo. Talvez recordar o Padre Zé Gomes, o meu padrinho do crisma que faleceu à esquerda antes de chegar as Campinas. Mas não tenho foto, os tipos não gostam mas a verdade é que não tenho as fotografias todas do mundo. Vou ver na net. Não vejo lá nada. Ponho a foto da IGREJA. de FARO.


A IGREJA DE S. PEDRO.

É a Igreja da freguesia lá dos Braciais. Quando falecia alguém era de lá que o Prior tratava dos assuntos. A minha Mãe casou lá de segunda vez e eu fiz lá o Crisma.

O Prior desta Igreja foi o Padre José Gomes da Encarnação que era meu padrinho do Crisma e era ele que casava a malta toda dos Braciais e ia às festas desses casamentos e bebia uns copos com os do campo.

A Igreja situa-se na zona ribeirinha no Largo de S. Pedro. Antes havia uma ermida medieval que tinha sido mandada erigir pelos mareantes que foi totalmente reconstruída nos meados do século XVI..

O novo templo agora reconstruído passou a ser sede da recém criada freguesia de S. Pedro tendo sido entregue `a Ordem Militar de S. Tiago, em troca da cedência da Igreja Matriz de Santa Maria para assento episcopal.

Os efeitos do terramoto de 1755 foram tão graves que originaram profundas modificações arquitectónicas, realçando-se nesta intervenção, o carácter revivalista, próximo dos valores da arquitectura chã dos finais do século XVI.

As novas colunas foram feitas em 1760 imitando as da Igreja da Sé, tendo sido responsável por esta reconstrução o mestre entalhador farense Manuel Francisco Xavier.

De realçar no seu interior significativas manifestações artísticas dos séculos XVII e XVIII, com realce para a Capela Mor e para as Capelas do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora da VITÓRIA.

Texto de
João Brito Sousa

PS.- Só depois de ter o post quase feito é que me lembrei que religião, não

Sem comentários: