segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O ESPÍRITO COSTELETA




O ESPÍRITO COSTELETA
Ao Professor Américo


O espírito costeleta mantem-se vivo, apesar de haver ainda aí algumas coisinhas que precisam de ser afinadas. Por mim, dou tudo pela Escola Industrial e Comercial de Faro, que me marcou muito.

Pelos professores e pelos amigos que lá fiz e pelo que lá aprendi.

E pelas recordaçõees,

Ainda aqui há dias o Edmundo Fialho, de lá dos confins do CANADÁ me fez recordar aqueles jogos de Hokey Palmadinha, contra a equipa do Vargas, o nosso arquitecto falecido recentemente. Aperta com ele ó Edmundo....

E recordo cenas, como

O João Cuco, que numa bola de saída num jogo de andebol no átrio, após o apito do Prof, mandou a bola para a ALAMEDA. . e o jogo acabou. JOÃO, aparece e conta como era aquilo ... quando entravas na automotora em S.João da Venda

O Edménio Madeira Caetano com a pistola de plástico.... onde é que andas ó Madeira...

O Xavier de Basto, quando quiseres alguma coisa apita....

Eu e o Lindo Macedo numa aula de contabilidade com a Drª Florinda, demos um show de duas horas ...

O Alex cá atrás.....

O Xico Contreiras com os ratos na aula da Drª Florinda ...

O Manuel de Odemira que marcou um golo na própria baliza nos juniores do Farense e às tardes ia buscar a pasteleira do José Aleixo Salvador e passeava-se pela cidade.

O Alfredo Teixeira à porrada, O Zé Filipe e o Nogueira, o António Rodrigues, o Reinaldo Neto, o Zé Pedro Soares, o João dos Santos e outros mais...

O Ferrinho Pedro nas aulas de Contabilidade

O Zé Vitorino, com o seu lançamento Lozinha a Caixa, uma queca vinte escudos, na aula da Drª Celeste, dê cá o papel menino Zé.....

Você aí, ó seu casaco de coiro ó seu coirão do Dr. Uva para o Firmino das Fontainhas, vá para a rua ...

Os bons Alunos, o Carlos Alberto Figueira, o Manuel Zé da Rua do Lá Vai Um PADERNE, o Verdelhão, o Brazinho, o Aníbal, o Romualdo ....

O Manuel Dias, o Ladari, o Zé Gonçalves, o Ribeirinho e o Fantasia dos pintassilgos do 2º ano 4ª turma 1953/54.

Tanta coisa.


O ESPÍRITO COSTELETA

É a seriedade do Alberto Rocha que me liga
E me diz, João põe-te a pau risca isto e isto
E eu agradecidamente vou logo lá de seguida
E ajeito a coisa porque ao Alberto não resisto

A fazer o que ele me pede, com correcção! ..
E é nesta cooperação de atitude correcta...
Que vem da Escola que trazemos no coração
Que está o verdadeiro espírito costeleta...

Aos contínuos, colegas, mestres e professores
Expressemos a nossa gratidão meus senhores
E em nome de todos seja um de nós portador

De uma fita azul e vermelha onde se possa ler
“Costeletas unidos ... aconteça o que acontecer”
Será este o lema, quer seja na alegria ou na dor.


Texto de
João Brito Sousa

Sem comentários: