quarta-feira, 18 de março de 2009

HOMENAGEM A UM INDUSTRIAL DA CIDADE


(LOJA DO SENHOR RODRIUES AO FUNDO, NA ESQUINA À DIREITA ERA A TIPOGRAFIA DO MESTRE E NESTA RUA OS MONTANHEIROS DEIXAVAM AS BICICLETS)

“A LOJA DO RODRIGUES....”
Também era conhecida como a loja do João Fava, um alentejano bacano que acompanhava muito coma malta.

Era um estabelecimento elegantérrimo, que marcava a diferença. Hoje, quando por acaso lá passo, vou à procura desse estabelecimento elitista... que ainda lá está mas que já não é a mesma coisa.
Lembro-me bem do empresário, o senhor Rodrigues. Em frente à loja, na esquina, ficava a Tipografia Serafim, que nos vendia muito material escolar e que recordo com saudade. À direita da loja fica a farmácia Baptista, cujo director é o dr. Baptista, que foi professor de Cálculo Financeiro na Escola Comercial do meu tempo.

Uma vez que se fala aqui na Óptica Graça, ou Óptica Moderna, porque eu andava lá por essa altura de 58/59, é importante recordar a pessoa que foi o Dimas, falecido recentemente, mas que era um pachola, apesar de nunca ter falado com ele conhecia-o muito bem, porque ele era amigo do André, funcionário administrativo lá da Escola. Comercial.

Da esquina do Serafim, dessa pequena ruela onde se arrumavam as bicicleta da malta que vinho dos arrabaldes, vinha dar-se à cervejaria Veríssimo, familiares do nosso colega Aníbal Veríssimo que foi para a Bélgica, juntamente com o Lima da minha turma que tocava acordeão, rapaziada que nunca mais vi.
E é nesse largo que fica a casa de tecidos Barracosa, cujo proprietário era irmão do Barracosa da Casa dos Rapazes que era aluno da Escola Comercial e que jogava lá andebol com o Prof. Américo e tinha um remate ainda superior ao do Joaquim Padeiro, outra velha glória da Escola.
Nesse largo ainda ficava o consultório do Dr. João Nobre, o médico dos pobres e irmão de outra figura típica do Liceu que era o Joãozinho Nobre, que acompanhava com o Santana, o Leiria e o Xico Eusébio ambos de Estói, o Dinarte, o Merlim e mais essa fina flor desse tempo.

Recordar Faro desse tempo é uma alegria.

JBS

Sem comentários: