sábado, 21 de março de 2009

8 SÉCULOS? NÃO ME PARECE 5 TALVEZ... OPINIÕES PRECISAM-SE. .


REFLEXÃO CONJUNTA; A LÍNGUA PORTUGUESA

OPINIÃO

Escrever e falar em português não é tarefa fácil, porquanto o que sabemos hoje praticamente aprendemos na escola primária há muitos anos.

Tem havido acordos ortográficos e a língua evoluiu e muitos de nós não acompanhámos essa evolução. A coisa é tão evidente que todos os dias de manhã na TV há um programa de 2 ou 3 minutos que coloca questões dúbias. O Diogo Infante também anda por aí a ensinar.

A situação da Galiza e do galego em relação ao português é controversa. De um ponto de vista político e, portanto, oficial, o galego é uma língua porque assim o determinam os organismos de Estado espanhol e da Região Autónoma da Galiza, com legitimidade democrática. De um ponto de vista científico, a ideia de que o galego é uma variedade dialectal da língua portuguesa — e vice versa — reúne hoje um vasto consenso, sendo estudado a par com as restantes variedades do português nas universidades e centros de investigação linguística.

A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e talvez e outros.

Assim como os outros idiomas, o português sofreu uma evolução histórica, sendo influenciado por vários idiomas e dialectos, até chegar ao estágio conhecido actualmente. Deve-se considerar, porém, que o português de hoje compreende vários dialectos e subdialectos, falares e subfalares, muitas vezes bastante distintos, além de dois padrões reconhecidos internacionalmente (português brasileiro e português europeu.)

O fim do português arcaico é marcado pela publicação do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende em 1516. O período do português moderno (do século XVI até ao presente) teve um aumento do número de palavras originárias do latim clássico e do grego, emprestadas ao português durante a Renascença, aumentando a complexidade da língua.

A língua portuguesa vai a caminho de 5 séculos... penso eu.

Texto de
João Brito Sousa

1 comentário:

Anónimo disse...

OLÁ joão

Um abraço.
Estou de acôrdo . Penso que oito Séculos é demais, a menos que se
se entre em linha de conta com o
a presença dos Romanos na Península e do Latim Popular que
se começou a mesclar com os dialectos nativos. Mesmo assim
a lingua , o verdadeiro português,
parece-me ter aparecido mais tarde.

Os entendidos que expliquem. !

Um bom Domingo
Mauricio S. Domingues