segunda-feira, 6 de abril de 2009

18º ANIVERSÁRIO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO




Estas foram as palavras de Boas Vindas proferidas pelo nosso Presidente Libertário Viegas:


É com muito prazer, amizade e alegria que vos saudamos nesta comemoração do décimo oitavo aniversário da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, ao mesmo tempo que evocamos com saudade a memória dos companheiros que nos deixaram para sempre.
A nossa associação faz anos porque a fundaram por esta altura em 1991 mas o espírito de camaradagem que tem norteado os seus membros vem de muito longe, por exemplo, dos tempos em que um grupo de "costeletas" radicados em Lisboa, cidade onde quase todos trabalhavam na banca, começou a reunir-se.
Pelos apontamentos que o Daniel Mendonça (Daniel Manuel Guerreiro Mendonça) compilou e teve a gentileza de nos oferecer vemos que os convívios anuais começaram de maneira formal em 16 de Maio de 1981, em Lisboa (no "Forno da Brites"), e tiveram por base os finalistas do Curso Comercial de 1956.
A Comissão Organizadora fortemente impulsionada pelo Prof. Américo José Nunes da Costa (o grande aglutinador das vontades que levaram à fundação da AAAETC) integrou de 1981 a 1991 nomeadamente Daniel Mendonça, Júlio Piloto, Justino de Sousa, José Félix, Fausto Xavier, João Ramos, José da Palma, Henrique da Cruz e Jacinto Rodrigues, alguns dos quais viriam a fazer parte da posterior Comissão Instaladora.
Para destacar a acção do Professor Américo, vamos socorrer-nos das referências feitas pelo inesquecível Franklin Marques no "discursinho rimado" em 1994: E, com todo aquele afecto / que se tem por quem se gosta, / lembrar o nome dilecto / d' homem nobre, justo e recto: / Américo Nunes da Costa. / Porque afinal, e em verdade, / a nossa Associação / nasceu da tenacidade, / do querer e da vontade /deste homem de excepção
Por acordo com o Dr. Francisco St. Aubyn, que era o Presidente do Conselho Directivo, a AAAETC ficou sedeada na Escola Tomás Cabreira, apoio que tem sido mantido e que queremos aqui agradecer vivamente na pessoa do Dr. Domingos Grilo, actual Presidente do Conselho Executivo, de quem temos recebido a melhor colaboração.
Feita esta referência à fundação do organismo a que pertencemos, vamos deixar-vos com outro grande "costeleta", o Prof. João Leal, que vai referir-se ao Prof. Almeida Lima ­Patrono do prémio atribuído pela Associação ao melhor aluno finalista de 2007/2008, que este ano distingue Iolanda Filipa Cruz Esteves Sarmento.
Libertário Viegas

Sem comentários: