terça-feira, 23 de junho de 2009

AFINAL QUEM É O JOÃO?


JOÃO VIEGAS DOS SANTOS

O Diogo Costa Sousa, lá no Região Sul para onde enviei uma crónica acerca do almoço costeleta, vem enviar um abraço ao João dos Santos, por alcunha o Santa Luzia, como supõe, tivesse sido da turma dele em 53/54, conforme diz o próprio no comentário feito no Região Sul.

Eu penso que o Diogo está enganado.

O João Viegas dos Santos entrou na Escola no meu ano e foi da minha turma, o 1º 1ª de 52/53. Estou a vê-lo, meio lourito, na sala 18 do primeiro andar, na fila encostado à parede e parceiro de carteira do Zé Pedro Soares.

Na porrada este João dos Santos da minha turma era o maior, apesar de haver lá outros bons como o Reinaldo Neto de Estoi, o Zé Pedro Soares da Fuzeta, o Ivo de Olhão e eu também dava uns toques, mas levava mais do que dava.

Disse-me o Zé Maganão que o João dos Santos foi o único que na Largo de S. Francisco, certa vez , deu uma carga de porrada no António Rodrigues de Olhão, que foi meu parceiro de carteira no segundo ano e que era rijo como um raio. Mas o João deu-lhe.

Peço a quem ler este artigo que não se escandalize com o que aqui digo, porque a porrada nos recreios das escolas está bem escarrapachado no livro do Prof. Dr. Daniel Sampaio e é uma realidade da juventude..

Estes que aqui cito eram da minha turma mas havia mais.

Dessa minha turma de 52/53, constavam;.

na fila em frente à secretária da professora, o Bartílio e o Luís Guimarães, o Reinaldo e o Herlander, o Humberto e o Viegas, o João Baptista e o Marcelino, o Manuel Guerreiro e o Joaquim Cruz, o Zé Mateus e o Zé Vitorino.

Na fila do meio, Moreira e Ramos José, Quicas e Geraldes, Brito de Sousa e Jorge Amado, Bica e Arrais Custódio, Ivo e Francisco Cabrita, e...

Na fila logo à entrada da sala, Zé Júlio, Manuel, João dos Santos e Zé Pedro Soares, Sares Reis e...

Deixo a pergunta, esta era a tua malta?

Abraço da rapaziada de 52.

João Brito Sousa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao,nao era a minha malta embora me recorde de quase todos...Fica a pergunta:-O que tem Santa Luzia que a rapaziada vinha de la' com o nome da terra agarrado?...Pelo menos dois ao que me e' dado ver...a nao ser que o teu referenciado tenha chumbado e vindo parar ao primeiro primeira ja' referido....o meu Santa Luzia,era "reguila"mas,nunca se abalancaria ao Rodrigues que conheci bem uma vez que foi da minha turma nos serralheiros...ele sim um "guerriao", desordeiro do pior!!...Recordo que um dia decidiu medir forcas com o Ludgero Campina...como que a demarcar terreno e claro,o Campina po-lo no sitio ao que ele ficou jurando vinganca,alegando que o Campina 'havia batido num orfao'..ele!...enfim,uma pera ma' mas que nao contaminou as outras.
Abraco
Diogo