sábado, 15 de agosto de 2009

AO ALFREDO MINGAU


QUE DIZ NÃO SER ESCRITOR.

Bom Dia Alfredo,

Quero felicitar-te por vires a terreiro dar-me notícias. Acho até uma atitude educada e bem costeleta.

Se gostas de escrever ... avança. Se o fazes aqui com a intenção de trazer mais colaboradores costeletas ao blogue (e até temos muitos, felizemente) é óptimo.

A função escritor, não está relacionada com umas vezes se gostar outras não.

Essa conclusão é do foro da crítico literária, onde, por exemplo, Jorge Amado disse que não o era mas sabia o que era bom e o que era mau. Foi issso que eu quis dizer e acescentar agora, que escrevo umas vezes textos razoáveis e outros nem por isso.
Todos nós somos escritores disse Saramago, Trabuchi disse que o seu primeiro romance foi uma diversão e, que eu saiba, apenas Sommerset Maugham não teve problemas nehuns em assumir-se como escritor quando escreveu o seu primeiro romance.
O nosso Mário Zambujal diz que vai sendo escritor, o Mário de Carvalho prémio Vergílio Ferreira diz que não se considera um escritor sénior, Mário Soares que produz 4/ 5 livros por ano não se considera escritor e o Colombiano Tomáz Sepúlveda e o Português Baptista Bastos, são de opinião que o escritor deverá escrever todos os dias.

Portanto não te precocupes, mas dava-te um conselho, que tu não me pedis-te mas que eu arrisco em dar-to: È que o escritor deverá tornar com a sua escrita, os seus leitores pesoas melhores.

Aprendi isto com mestre Vergílio Ferreira. E concordo

Aceita um abraço do
João Brito Sousa

Sem comentários: