terça-feira, 18 de agosto de 2009

RECOMENDO


MIGUEL SOUSA TAVARES EM


"NO TEU DESERTO."

MST ao seu melhor estilo. Consegue fazer dum tema banal uma obra prima, uma obra de um humanismo profundo, com esta característica fantástica. É bruto com ternura, zanga-se com delicadeza, estrebucha com harmonia e princípios.

O livro começa com esta frase extraordinária "Escrever é usar as palavras que se guardaram: se tu falares de mais já náo escreves, porque não te resta nada para dizer"

A escrita de MST é límpida, transparente, actual e elegante. Naquela cena da velha de oitenta anos, ele diz, vous etes la plus belle e a senhora retruca,oh jeune homme, belle est la jeunesse.

Ler MST, é estar perante a literatura arte, que faz pensar, que amacia o coração, que nos encosta à parede e o tempo passa.

As suas zangas com Claudia, são de morte. Ela amua e vai-se embora, vai andar de mota. Volta um dia depois, vai andar com os motards. Às tantas diz-lhe...ou pergunta-lhe... estás zangado....

Entretanto MST fuma um puro. Engana-se na rota e engata o Chefe da Alfândega para entrar porque chegou atrasado ao barco.

Vale a pena.

JORGE AMADO disse, não sou crítico literário mas sei o que é bom e o que é mau. È isso aí. Este MST é mesmo bom.

texto de
JBS

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa Tarde,

Tenho algumas obras ( poucas) do Dr. Miguel Sousa Tavares das quais gosto bastante.
Sou igualmente admirador dos seus comentários, tanto falados (Televisão) como na imprensa escrita. Excepção feita aos comentário em que mete o F.C. do Porto, aí..... mas enfim não há ninguém perfeito!!!


Cumprimentos do

AGabadinho