domingo, 6 de setembro de 2009

Dr. EMÍLIO CAMPOS COROA

(Dr. Emílio Campos Coroa, MÉDICO E PROFESSOR COSTELETA)


TEATRO MUNICIPAL DE FARO GANHA CERTIFICADO DE CONFORMIDADE


A International Certification Services acaba de atribuir o Certificado de Conformidade PT09/02873, ao Teatro Municipal de Faro, que foi auditado e cumpre os requisitos da norma ISO 9001/2008. O certificado é válido até Setembro de 2012

O certificado é um garante de qualidade dos serviços prestados pela entidade, neste caso, espectáculos. O Teatro Municipal de Faro passa a ostentar o logótipo da marca SGS ICS, estando no entanto sujeito a auditorias de acompanhamento até 2012, altura em que será alvo de uma auditoria de renovação

Aproveitamos a notícia retirada do órgão Região Sul, para recordar pessoas que foram grandes valores, quer na arte de representar em palco, quer na encenação quer noutro qualquer aspecto da arte cénica e que fazem parte do universo costeleta. Refiro-me aos costeletas Dr. Emílio Campos Coroa, Joaquim Eduardo Gonçalves Teixeira, Aurélio Madeira, Luís Cunha e outros.
EMÍLIO CAMPOS COROA, médico oftalmologista, era um amante do teatro. Formado na escola do TEUC de Coimbra, dirigido por Paulo Quintela, Emílio Campos Coroa foi fundador, em Faro, com o seu irmão José e a mulher, no início dos anos 50, do grupo de teatro do Circulo Cultural do Algarve (hoje, “Lethes”) em finais dos anos 60.


Era um homem corajoso e repentista. Democrata e intransigente no confronto com as adversidades do trabalho e da vida. Foi obreiro, contra ventos e marés, de uma obra notável de divulgação e promoção das artes e, em particular, do teatro.Na época em que se desenrolou a sua acção, na província do Algarve, era preciso ter “barba rija” e uma vontade de ferro para colocar de pé centenas de encenações e representações levadas à cena em todos os lugares envolvendo e cativando todo o género de público.

texto e foto retirados do blogue ABSORTO de Eduardo Graça

Colocação de
JBS

Sem comentários: