quinta-feira, 22 de outubro de 2009

DO CORREIO

Em 1985 por motivos pessoais, decidi vir para o Brasil! no entanto como as noções que tinha do País eram limitadas ao que praticamente tinha aprendido na Escola, e embora as Novelas Brasileiras já fizessem parte do quotidiano português em que o horário das 20,30 horas era sagrado para grande percentual assistir ás mesmas!
Na generalidade quem viaja para lugares que não conhece, procura colher informações básicas sobre o destino para onde vai viajar, como na época não existia o acesso actual aos meios informativos que permitem entrar na internet e ver as informações sobre qualquer cidade no Planeta, enquanto os noticiários nos apresentam poucas horas depois os acontecimentos de maior destaque , Procurei em muitas Livrarias em Lisboa e a literatura informativa não foi além de um Livro sobre ecologia no Amazonas!
Habituado a Portugal em que de Norte a Sul a distancia pouco passa de setecentos quilometros , quem está em Lisboa qualquer cidade do País fica a poucas horas, ao chegar ao Brasil foi para mim um choque tomar conhecimento das distâncias entre as cidades que conhecia de nome: distância do Rio de Janeiro ás cidades do Norte,Nordeste e Brasilia
Belem = 3250 Km
Manaus 4374 Km
Fortaleza 2805 Km
Recife 2338 Km
Salvador 1649 Km
Brasília 1148 Km
Do Rio de Janeiro para o Sul
S. Paulo 429 Km
Porto Alegra 1553 Km
Num País quase continente com um Litoral de 7.491 Km. entendi que não conhecia nada sobre o Brasil. Morei 3 meses no Rio de Janeiro, Bairro de Copacabana Parte Sul da cidade a 200 metros do calçadão da Praia, tinha amigos na parte Norte da cidade "Pilares" e frequentemente me perdia quando os visitava, numa região metropolitana quase com 12 milhões de habitantes! acontecia ao regressar para Copacabana em que passando o Estádio do Maracanã acabava por ir para o Centro e seguia as Placas. O Rio de Janeiro sempre foi divulgado como cidade de muita violência, e naturalmente que ouvi alguns conselhos básicos sobre segurança, na realidade reparei que num local nobre da cidade tinha pessoas que nasciam, viviam e morriam na Rua. Nunca tive problemas com essa gente que por uns trocados me vigiavam o carro quando precisava estacionar, tive sim com o preço exorbitante nas oficinas auto! Os noticiários da Europa e Estados Unidos têm falado sobre os Incidentes nas Favelas, será que é por causa das Drogas? O consumo no Rio é cerca de metade do de Nova Iorque, e inferior ao da Alemanha! O Problema é mais Territorial nas próprias Favelas onde acabam por ser o endereço de parte dos milhares de migrantes que diáriamente chegam ás cidades, que sem estruturas para receber essa força que procura trabalho na maioria sem qualquer qualificação acabam excluídos e forçados a procurar as mesmas onde por baixo preço encontram abrigo. São os donos desses abrigos (favela) que fazem negócio, de certa forma a Novela duas Caras em que o António fagundos desempenhava esse papel, mostrou um pouco que não pode ser confundido com a realidade, em que as bases são onde existe um Bairro Rico, perto fica a favela onde moram parte das pessoas que trabalham no mesmo. Quase como no passado em que os senhores moravam na casa grande e os escravos nos barracos perto da mesma .
Saudações Costeletas.
António Encarnação

Sem comentários: