quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A ENTREVISTA DE A. LOBO ANTUNES

PONTO DE VISTA
O escritor António Lobo Antunes é da minha idade. É um intelectual e pessoa da cultura. Ouvi a entrevista que deu à jornalista Judite de Sousa na RTP 1 e vou deixar aqui a minha opinião sobre ela.
A.L. Antunes tem uma forte presença televisiva. É poderoso. Disse algumas coisas que não entendi, outras com que não estou de acordo e outras fantásticas.
Literariamente não tenho por ele admiração por aí além, aliás, tenho muito pouca, porque não sei ler os seus livros. Talvez porque ele nunca me ensinou a lê-los. É ele que diz: o autor deverá ensinar os seus leitores a ler, porque ler é tão difícil ou mais do que escrever.
Uma vez, estive com ele, numa sessão de autógrafos num Shoping da cidade do Porto e, além do autógrafo no livro que lhe pedi, pedi-lhe também uma entrevista, para um dos jornais do Algarve onde escrevo.
Disse-lhe, António, vc é pessoa para me dar uma entrevista? Sabe, estou a começar no jornalismo e gostava de… E ele, olhando-me fixamente e depois virando a cara para o lado, onde estava um amigo, meio a sorrir, disse-me, já abri a boca de mais.
Nestas respostas curtas o A.L.Antunes é excepcional.
Na entrevista, foi brilhante naquela cena do alentejano, seu colega no Hospital, que, com o colarinho abotoado e sem gravata, quando era chamado para ser visto pelo médico, avançava e, naquela camisa branca, sem gravata, o António via a gravata mais linda do mundo.
Este é o A.L. Antunes da televisão, enquanto entrevistado. Domina o palco por completo, conta histórias dramáticas, aguenta-se e não chora. Reparei nisso. Estamos a falar do homem.
Do escritor, não entendendo muitas coisas do que disse, acho que não esteve bem, apesar de demonstrar uma boa cultura. Escreve 11 horas e tal, folga um pouco aos sábados e recomeça aos domingos.
Não é regra a seguir, penso eu.
Diz que tem um grupo de amigos, que se juntam à quinta feira e não falam de mulheres, política e religião. Não acho bem, porque o escritor tem que estar disponível para falar de tudo, goste ou não.
Beijam-se entre amigos. Diz que é bom beijar um homem. Hum !!!...
Todavia, na sua literatura há um objectivo; estudar o homem, a alma eo coração. Ele não disse isto assim mesmo; disse-o mais ou menos. Mas eu penso que é isso.
Pareceu-me um homem só e não se vive para estar só. É errado. Agora éamigo de Deus, com quem aliás às vezes está em desacordo. Nada a opor.
Ele e Saramago, deu para ver que não se entendem. Não gostei do que disse. E duma maneira geral também não.
Disse-me há dias o Norberto Cunha que o António está a perder leitores. Dá-me essa ideia também. Não sei bem porquê…
Todavia, gosto dele na crónica curta da Visão.
Em resumo, GOSTEI MENOS DO QUE ESPERAVA. E QUAL A OPINIÃO DOS COSTELETAS?
João Brito Sousa

6 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Caro João
Admiro o médico e escritor Lobo Antunes. Vi a entrevista. Não tenho nada a cençurar.
Uma coisa reparo nos textos que envias.Alinhados, sem as palavras, por vezes coladas,agora tudo bem, dá mais gosto ler.
Óptimo, continua
P'la Direcção
Moderador

Anónimo disse...

MEU CARO MODERADOR

Vejo que a entrevista de Lobo Antunes lhe agradou. Nada a opôr.

Repare, eu não censurei nada. Gostei talvez menos do que o meu amigo.

Limitei-me a dar a minha opinião. Educadamente, penso.

Obrigado pela referência aos textos que envio. Foi simpático.

Deixo-lhe um abraço com amizade.
João Brito Sousa

PS- Uma nota, sou de temperamento polémico, reconheço, mas é assim que gosto de estar na vida. Mas julgo-me educado.

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu caro João,

Não gosto do que L.A escreve. É uma questão de sensibilidade...ou será ignorância?
Confesso que nunca me preocupei em fazer essa auto-analise.
Não gosto, logo não leio.

jorge tavares
costeleta 1950/56

Anónimo disse...

Caro Jorge Tavares.

Há mais pessoas, culturalmente bem apetrechadas com quem tenho falado, que não estão do lado de L.A.

Eu incluído.

Mas ele está diferente, para melhor, depois da doença.

Nota-se isso na atenção que começou a prestar a certos pormenores da vida.

Gosto de si, disse ele à Judite na RTP 1. Gosto de estar aqui consigo... o que é algo sintomático.

O livro ultimamente publicado, QUE CAVALOS SÃO AQUELES ... revela um pouco o desgosto pela falta de carinho dos pais e aproveita para recordar a avó...

Acho que deveria aprofundar mais as suas dúvidas e inquietações, o que lhe seria fácil, porquanto é psiquiatra e estudou isso na Universidade.

O teu comentário vem na linha do meu. Será que estamos a ser justos?

Will see.

JOÃO BRITO SOUSA

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Jorge
"Não gosto, logo não leio."
Esta frase tua dá que pensar...
Como sabes que não gostas se não lês?
Ou será, porque, não simpatizas com o homem e então não
lês o que ele escreve?
São duas perguntas para uma resposta.
Um abraço.
Moderador

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu caro Moderador,

Tentei por variadas vezes ler alguns dos seus livros e crónicas, Confesso que começo e logo desisto. Nunca senti qualquer empatia com os seus escritos.
Não conheço o senhor, nunca tive qualquer contacto, razão para que não sinta qualquer tipo de sentimento,a não ser o respeito que merece todo e qualquer artista, neste caso homem das letras e da cultura, sem esquecer o facto de tambem ser médico-cirurgião.
Um abraço
jorge tavares
1950/56