terça-feira, 27 de outubro de 2009

A ESCOLA (IV)

OS TRÊS MOSQUETEIROS.

Que eram quatro, J. Xavier Basto (Pepe), Zé Pinto, Hernâni e João Ramos
São quatro elementos que frequentaram a Escola na mesma altura e quefizeram aí uma grande amizade. Conheço-os bem e falei com eles sobre aideia e fomos almoçar todos juntos.
E o resultado da conversa antes do almoço, está nesta peça que aqui vos deixo.
Foi um almoço de amigos e de recordações. Houve emoções que seexpressaram numa lágrima caída. Houve alegria nos rostos de cada um.Era a amizade a falar mais alto. Éramos todos costeletas e tínhamosorgulho em ter pertencido à Escola.
À chegada, abraçamo-nos com amizade. Foram fartos momentos deconversa, sobre isto sobre aquilo. Faro, a nossa cidade esteve emgrande plano. Foi tudo varrido a pente fino. As figuras mascarismáticas da cidade do nosso tempo de alunos foram citadas. Como oDr. Júlio Carrapato, advogado da elite farense, o explicador deInglês senhor Santos, o professor Ferradeira das admissões aoMagistério, o explicador de matemática Gil que chegou a Faro sem chetae depois subiu na vida, o Larguito que jogou na primeira categoria doFarense a central, os cafés Aliança e Brasileira onde paravam osprofessores Daniel Faria, Chico Zambujal e Fortes, o Gaiana e o CaçaBrava, o menino Chico, o escultor Sidónio, o sargento Vitorino e oTorcato, o Vieguinhas e o Pardal dos jornais, o Zé Luís da Luta Livre,o Joãozinho Nobre, o Doutor Juiz Jaime Valente, a linha avançada doLiceu com Tabeta, Aleluia, Monteiro, Adolfo e Balito Uva, ascamionetas do Santos para S.Brás, o Dimas dos óculos, os fotógrafos deFaro, o Arnaldo, o Matos e o Seita do jardim à la minute, os Artistas,o Grémio e o vinte de Janeiro … tanta coisa.
O mesmo com os nossos professores, sem excepção.
O SCFarense, onde jogaram grandes craques que foram alunos da Escola,como nós, também foi ventilado. Os grandes jogadores Campos e Rialito,Vinueza e Queimado, Isaurindo e Rato. E a malta da Escola que jogou noFarense e no Olhanense, como o Jorge Gago, uma elegância na baliza, ZéGonçalves e Manuel Dias no Farense, Manuel Poeira, João Parra, o Nuno,e António Paulo todos no Olhanense, o João Malaia no Olhanense eAlverca, o Ribeirinho no Luso do Barreiro, o Júlio Piloto, no Benfica,Chaves e Vianense e o Arcanjo no Benfica e Setúbal.
E dos juniores do Farense, onde jogaram, os alunos da Escola,Armandinho, Seromenho que chegou a sénior, Fontainhas, Zé Cavaco e omaior de todos Xavier Basto, o Pepe. E o Victor Caronho, o JacintoFerreira, o Agostinho da Fuzeta, que foram júniores do Olhanense notempo do Cava.
E o jogo de juniores com o Lusitano de Évora em Évora, onde jogava omago Quinito e o Farense perdeu e o Zeca Basto fez um grande jogo.
E até os contínuos da Escola vieram à baila. O Armando do bigode queestava colocado na área do Pavilhão de ginástica, o senhor Castro, osenhor Victor, o senhor Viegas e…a menina Libânia e menina Lurdes.
Falou-se de tanta coisa… nos montanheiros também, que vinham àscarradas dos matos, botas cardadas e boina na cabeça. Malta que metiamedo e eram bons para a porrada. Nomes de montanheiros ilustres foramcitados, Aníbal, bom no atletismo e no ping pong, Alfredo Teixeira aotempo Keeper de andebol e mais tarde campeão nacional de atletismo nadistância de 400 metros, o Teófilo Carapeto, assessor do 1º Ministroe, entre muitos outros, o João Cuco de S. João da Venda ou para alidaqueles lados.
Tudo malta que vinha no comboio correio das 5 da manhã e chegava àestação de Faro às sete. Futebol de seguida, com falta às aulas àsvezes.
(continua)
Texto de
João Brito Sousa

Sem comentários: