sábado, 17 de outubro de 2009

HÁ VIDA NO ESPAÇO COSTELETA

ALGUMAS NOTAS

1 – O blogue os costeletas.blogspot.com
O espaço costeleta tem mais vida, é mais participado agora e, pelo que vejo, recuperou alguns valores e surgiram outros bons contadores de histórias. Folgo com o facto e aproveito para saudar aqui o bife Jaime Reis, com aquele textomuito bem escrito. Parabéns ó Jaime.
2 – O Dr. José CORREIA
Foi professor de Contabilidade Geral na nossa Escola e foi um professor que deixou saudades, pela sua competência, simplicidade eamizade com os alunos onde foi sempre bem recebido. Moçe, quem é aquele moce pequeno que está além, teria dito o Zé Molarinho, numa aulado 2º 4ª, quando o Professor lá terá entrado certa vez.
O Proof. Zé Correia é natural de Paderne onde nasceu em 1919. Licenciou-se em Ciências Económicas e Financeiras (Secção de Finanças) em 1943/44 em Lisboa, tendo leccionado na Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira, em Faro, na Escola João de Deus, em Silves (como professor auxiliar em 1950 e como professor efectivo e Directorentre 1954/55 e 1964/65), nas Escolas Emídio Navarro e Anselmo de Andrade, em Almada, na Escola Industrial e Comercial de Setúbal (onde também foi Director) e também na Escola Veiga Beirão, em Lisboa,onde para além da docência foi Orientador de Estágios durante dois anos.
Sempre muito estimado pelos alunos, publicou:- ”Compêndio de Cálculo Comercial” (até à 10.ª edição) e “Exercícios de Cálculo Comercial” (2 volumes), ambos em co-autoria com Jorge Ferreira Matias, ”Exercícios de Cálculo Comercial”, em co-autoria com Marquesde Figueiredo, “Da Escola ao Escritório – Noções de Comércio”, em co-autoria com Machado de Oliveira e ”Exercícios de Matemática Moderna” e ”Matemática - Exercícios Fundamentais
Nunca foi meu professor mas conheci-o bem. Deixo-lhe um abraço.
A todos deixo um abraço
JOÃO BRITO SOUSA

3 comentários:

A.Gabadinho disse...

Boa Noite,

Saúdo o regresso ao Blogue do Grande Costeleta Dr. João Brito Sousa.
Este Espaço precisa de coloboladores com a sua grandeza na arte escrever, tanto em prosa como em poesia.
Por todo o esforço que desde a primeira hora lhe tem dedicado, este é muito merecidamente o seu lugar. Estou certo que nos vai continuar a deliciar com os magníficos trabalhos que só a imaginação do João Brito Sousa nos pode proporcionar.
Pessoalmente, creia, fico contente por o “ver” aqui. E o Blogue fica mais rico com o seu valoroso contributo.

Cumprimentos para Todos

AGabadinho

Rogério Coelho disse...

Oi Ermão
É com satisfação que verifico teres aceitado o meu pedido para continuares com a tua colaboração.
No meu entender, como te disse, o nosso blogue precisa de todos quer sejam anónimos. pseudónimos ou incógnitos, que venham por bem; que nos deliciem com as suas prosas e recordações, com seriedade e ombridade.Se estivesses por cá, poderíamos dar um passeio pela feira de Santa Iria, dar umas voltinhas no carrossel,comer a sandes mista de presunto e queijo da serra, com o belo pão alentejano, uma perna de polvo grelhado, uma boa imperial fresquinha e um saboroso "charingo" das farturas com o café. E comprar umas recordações. Ontem, sábado,tudo isto aconteceu comigo.

Um abração
Rogério Coelho

Anónimo disse...

CARO ROGER,

OBRIGADO MANO,

É imprescindível estar porque é um dever participar.

A Escola exige-nos respeito e gratidão.

Passei grande parte da minha vida na Escola. E tenho tanto para aprender ainda.

Participando, aprende-se.

Por isso cá estou.

JBS