sábado, 17 de outubro de 2009

NAS COMEMORAÇÕES DO «DIA DA CIDADE»

APRESENTADO EM FARO «O LIVRO», UMA OBRA PÓSTUMA DO PROFESSOR FRANKLIN MARQUES

Numa edição conjunta da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira e da Câmara Municipal de Faro, foi apresentado, em significativa cerimónia realizada no Auditório da Biblioteca António Ramos Rosa, na capital algarvia a obra poética do saudoso Prof. Franklin Marques, intitulada «O Livro».
Para além do seu incontornável valor literário deste valor algarvio que, alguém definiu como «Gil Vicente contemporâneo» Esta iniciativa daquelas duas entidades representa um acto de justiça à memória de quem tanto e tão diversas áreas de si em prol de todos nós e da comunidade.
A sessão, que se revestiu de uma marcante expressão em torno da figura do sempre lembrado Prof. Franklin Marques, teve a presidência do Dr. José Apolinário (Presidente da Câmara Municipal de Faro), que usou da palavra, tal como o fizeram para reverenciar o Poeta, o Mestre e Cidadão, este «homem bom», cuja lembrança é sempre uma saudade, o Eng. Augusto Miranda (Vereador do Pelouro da Cultura), o Escritor Mário Zambujal (que foi colega na Tomás Cabreira do homenageado), o Presidente da Junta de Freguesia da Sé e da Direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira e o Dr. Carlos Afonso (que com o Prof. Franklin Marques manteve uma dinâmica parceria poético - criativa e foi um dos grandes obreiros desta edição). A parte poética, que atingiu elevada expressão artística contou com as aplaudidas intervenções de João Pinto Dias Pires e de José Cabecinha.
«O Livro», com um total a rondar as quase 300 páginas é uma selecção da obra literária do Autor e pode ser adquirido na Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira (Rua Manuel Arriaga, nO 2, em Faro) ao preço de 10 (dez euros).
O Prof. Franklin Marques (Franklin da Ascensão Rodrigues Marques), nasceu em Tavira, a 21 de Maio de 1936) e veio morar para Faro, aos 7 anos e onde faleceu no ano passado. Na capital algarvia frequentou o Ensino Pimário, a extinta Escola Técnica Elementar Serpa Pinto, a então Escola Industrial e Comercial Tomás Cabreira e a escola do Magistério Primário, onde concluiu o seu curso de Professor, havendo leccionado em estabelecimentos de ensino de São Bartolomeu de Messines, Olhão, Loulé e Faro. Foi distinguido pela Câmara Municipal de Faro com a «Medalha de Mérito» e pela Federação Portuguesa de Atletismo. equipa da Direcção Regional de Educação do Algarve, onde se manteve até á aposentação.
João Leal

1 comentário:

Anónimo disse...

BOM DIA JOÃO LEAL

É com grande satisfação que te vejo por aqui. Tenho andado a remoer, porque raio não davas uma mãozinha. O Jorge fez bem dar a dica. E esses com foto aí, disse ele. E tu vieste. Ok.

Conheces a Cidade, a Escola e milhentas pessoas da Cidade e da Escola. Por isso te peço que fiques. Ganham todos; O BLOGUE E OS COSTELETAS.

Porque deixaste nos jornais do Algarve milhentas crónicas escritas, aqui te saúdo.

Porque tiveste ainda o previlégio de pertencer a essa outra geração de ouro, que se afirmou no jornalismo e na literatura com os CASIMIRO DE BRITO, ORLANDO BICA, ENCARNAÇÃO VIEGAS, MÁRIO ZAMBUJAL, RAFAEL CORREIA, MARIA JOSÉ FRAQUEZA e ... FRANKLIN MARQUES,
estás crdenciado para falar do Franklin, até porque foste colega de turma ou andaste por ali perto.

O teu texto está claro e explícito. Só tu escreves assim. Parabens.

E, se me permites, recordarei aqui o Franklin, com as palavras que lhe dizia, quando me abeirava dele: Frank, tu és o melhor gajo do mundo, pá...

Disse e mantenho.

Deixo a todos as habituais saudações costeletas. E fica JOÃO.

João Brito Sousa