domingo, 25 de outubro de 2009

POESIA


SONETOS IMPERFEITOS.

É a minha poesia em forma de soneto que não é soneto. Os aspectos fundamentais que privilegio são a mensagem, o ritmo, a musicalidade...Vou escrever a minha poesia, com amor. Gosto de escrever e devagabundear por aí.
Queria deixar registada aqui, no SONETOS IMPERFEITOS, a minha forma de pensar. Já publiquei um livro de ficção que foi um sucesso relativo junto daqueles que me conhecem.
Verifiquei que ainda não ultrapassei as fronteiras de mim. Mas venderam-se alguns exemplares e estou motivado para continuar.
A poesia em geral e a minha poesia em particular é um gesto, é uma atitude, é a vontade de dizer, é escrever uma ideia, é a forma de comunicar que mais me adapto.
Tenho centenas de poemas feitos que me agradam a mim e a mais alguém, mas que não agradam nada a outros. Mas eu quero escrever assim, bem ou mal, porque isso é sempre reconfortante ...
Escrever poesia, ou escrever a minha poesia, para mim é tão importante como sentir o cheiro de uma flor, como tirar partido dabeleza de uma paisagem, como observar a harmonia de uma frase, como verificar a serenidade de uma mulher bonita, como observar a leveza de uma corsa, como ter consciência da visível bondade de Jesus Cristo, como absorver uma verdade filosófica ou uma pintura de Picasso, ou observar a ingenuidade do Samona, meu cozinheiro na Companhia de Diamantes em Angola, de 1983/ 87.
A poesia traz-nos para dentro da vida e ajuda-nos a perceber essa mesma vida, o lado bom e o lado mau. Com a poesia apercebemo-nos do equilíbrio necessário para nos colocarmos diante das dificuldades do dia a dia. A poesia ajuda-nos a ser melhores pessoas porque nos traz verdades na sua forma mentirosa de estar. A poesia pode não nos tornar felizes mas evita que possamos ser infelizes, como disse Mário Vargas Llosa.
Os poetas às vezes mentem.
O poeta é um fingidor, disse Pessoa.
Tenho inveja dos poetas disse António Lobo Antunes.
Trago sempre um poema no bolso disse Miguel Veiga
Não conto as sílabas. Quero é dizer coisas em verso.
E com amor.
Um dos SONETOS, inseridos na obra
ESCREVER
(à minha professora primária)

É uma necessidade que gosto de satisfazer.
E que sinto me ajuda a ser melhor pessoa....
E porque é isso mesmo o que eu quero ser
Sinto-me orgulhoso de possuir essa coisa boa
Que é a vontade e necessidade de expressar
O desacordo que há entre mim e a humanidade
Porque eu gostava que pudéssemos mostrar
Que entre todos nós haveria solidariedade...
Camarada... sim... por que não... qual é o mal?..
Não se assustem amigos… o homem é igual …
E o caminho a percorrer é apenas o da verdade..
Um homem que se preza terá de ser honrado...
E isso, na família e escola deverá ser ensinado
Para nas obrigações e direitos haver igualdade.

João Brito Sousa

1 comentário:

Maria Romana disse...

Para si, prezado amigo Rogério
O meu abraço e muito obrigada,
por ter transmitido, ao nosso amigo
Comum, Maurício Severo, o meu "recado".

Para si, meu especial amigo, Maurício,
Não sei como lhe agradecer, tanta dedicação
E fomentar, com sinceridade a minha simples poesia, muito obrigada.
um grande abraço

Ao Senhor Professor João de Brito de Sousa.
não sei o que dizer.
mas sinto-me muito honrada, por
apreciar a minha modesta lírica,
Brevemente enviarei alguns textos
até breve saudações literárias

Prezado Senhor
Professor Alfredo
Foi, com muito agrado, que recebi a sua mensagem e agradeço o interesse pelos meus contos e crónicas, que enviarei brevemente.
um grande abraço

Maria Romana
25 de Outubro de 2009