sexta-feira, 30 de outubro de 2009

RELEMBRANDO

RELEMBRANDO ACONTECIMENTOS


Fui ao baú das memórias relembrar uma aula de Religião e Moral, com o Cónego Falé.
Tinha falecido o Bispo D. Marcelino Franco e o seu corpo estava exposto em câmara ardente na Igreja da Sé.
A aula consistiu numa ida à Sé para desfilar junto da urna e beijar o anel do bispo. Pelo caminho os comentários eram muitos e as opiniões diversas, como é obvio. Eu e mais dois colegas que não consigo recordar os nomes, combinámos não nos aproximar e se possivel ficar cá fora. não nos foi permitido ficar na rua, mas não entrámos no desfile do beija anel. Eu teria os meus 11/12 anos e não sei se já teria visto alguem morto-
A rebeldia não teve consequências, ou o Cónego Falé não soube ou fez que não viu.

Por falar no Bispo D. Marcelino Franco:
De quem será o imóvel onde ele viveu e faleceu, junto ao palacete Belmarço?
Será da Câmara Municipal? Será da Diocese? Ou de algum privado?
Seja de quem for está totalmente abandonado, com uma porta destruída e a fachada do imóvel, em azulejo, completamente degradada.
Sem justificação se for de um privado, uma vez que a Câmara devia fiscalizar.
Se for de uma das outras duas entidades, trata-se então de um crime contra o património da cidade.
Um Abraço
Antonio Palmeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

AO TEXTO DO ANTÓNIO PALMEIRA

Meu caro amigo,

Em primeiro lugar SAÚDE.

Depois um cumprimento, pelo belo texto em que aproveitas para me
responder. Isto é a Escola que eu conheci; o teu texto vem carregada
de alma costeleta (e um bocadinho marafado, também, ó António,
hein!...), francamente que gostei da resposta, porque senti,

- A tua colaboração no projecto bloguista,
- Que defendeste a tua posição muito bem,
- Que bateste o pé,
- Que aceitaste a minha discordância (mais ou menos...)
- Consideração da tua parte

Num aparte. Podes contar comigo para dizer sim ou não, mas sempre com
respeito. É o meu código deontológivo.

Voltando ao texto,

Todos os teus textos que li, tratas a língua portuguesa com saber e
consideração. Mais um costeleta que sabe escrever e bem. Sugiro-te
uma crónica sobre a tia professora de Português. Parabéns pelo facto.

Quanto ao conteúdo dos teus textos, o outro e este, efectivamente num
e noutro, se alguma discrepância houver, está nas entrelinhas e
depois, claro, é preciso conhecer um pouco do Brasil.

Percebi tudo, o que dizes, o que não dizes e o que quiseste dizer.
Quis-me meter contigo para provocar este alto e respeitável momento
de solidariedade costeleta.

Mas adiantarei que,

O problema do Brasil, se é que existe, deriva do facto de ter 150
milhões de habitantes daí derivando 150 milhões de problemas. E não
se pode dizer que estes são bons e aqueles são maus.

Parece-me que é isto. O que é que achas António?

Conta com a minha disponibilidade total para trocarmos umas ideias,
sobre estes e outros assuntos.

Com consideração e respeito sempre.

È um costeleta dos anos 50 que te envia um abraço apertado. Com amizade.

Saudações costeletas para todos do
João Brito Sousa

Anónimo disse...

DUAS BRONCAS,

No meu comentério,

onde se lê, vem carregada de alma costeleta favor ler, vem carregado de alma costeleta.

e

a tia professora, não. A tua professora, sim

Um ciao.
JBS