terça-feira, 27 de outubro de 2009

UMA SUGESTÃO

O blogue tem apresentado bons trabalhos, que vão desde poemas, história de Costeletas a relatos sobre a cidade e suas personalidades típicas nos últimos 60 anos, escrito por narradores com memória privilegiada que estão apresentando a História que dificilmente será transmitida num futuro a médio ou longo prazo! Por não se tratar de personagens famosas por qualquer feito extraordinário que tivesse despertado a atenção Nacional como os de Olhão, exemplos do Bugre que há cerca de 200 anos, foi até ao Brasil informar D. João VI da expulsão dos Francesas, e do caso muito comentado já no nosso tempo, ano de 1959 dos Olhanenses José Rodrigues Belchior e sua companheira Felismina que foram de Olhão a Porto Seguro (Brasil) num pequeno veleiro de 6,50 metros de comprimento e 2 metros de boca o Natália Rosa, que fazem parte da história da cidade. Daí esta minha sugestão para alguém selecionar as publicações dos Costeletas e das figuras pitorescas apresentadas da nossa cidade, que tenha possibilidade de acesso para que fiquem disponíveis na posterioridade em algumas bibliotecas ou Museus, e que daqui por exemplo a uma centena de anos nossos descendentes tenham possibilidade de conhecer as denominações de Costeletas, Bifes e dessas figuras!Não temos informações semelhantes por exemplo entre 1850 a 1950, porque não deixar-mos a salvo este valioso espólio que faz parte do blogue Costeletas!Ao mesmo tempo peço a outros Costeletas que não sendo de Faro, mas estudaram na nossa Escola, que escrevam sobre a vossa localidade e suas figuras pitorescas para o mesmo, já que tivemos colegas desde Albufeira a Tavira .
Saudações Costeletas
António Encarnação
NOTA:- Já aqui foi dito que está a ser preparada uma "Colectânea" com as melhores publicações que aqui foram colocadas. Roma e Pavia...
Quanto à sua informação do "bugre" que hà 200 anos saiu de Olhão e foi ao Brasil, o barco é um "caique". Uma réplica deste barco encontra-se em exposição, na Ria, junto ao Mercado de Olhão.
Moderador

Sem comentários: