terça-feira, 3 de novembro de 2009

DO CORREIO




Correio do Brasil

Imaginem eu a perseguir-te António Palmeiro ? digamos no Bom Sentido , quem sabe se um dia nos iremos encontrar assim como ao amigo João Brito de Sousa e compartilhar um bom Wisky !
Te agradeço o complemento do termo Bóia fria , podia ter escrito Trabalhador Rural mas as palavras ás vezes nos surgem e daí a ter utilizado . Em Caxambu utilizam muito o termo de “rango “ representa vamos ao almoço !

E já que aqui estou , vou falar sobre a cidade !
Cheguei a Caxambu em 1985 , pela mão de um veterinário que conheci no Rio de Janeiro “ Dr. Tarcíso “ uma cidade muito acolhedora e muito visitada pelo adeptos das águas , boa estrutura Hoteleira onde o visitante encontra tudo o que precisa para a estadia . E uma população bem calorosa !

Naturalmente me mostraram o Parque das águas , onde me falaram das qualidades de cada uma das 12 Fontes , mas o Veterinário desfez logo o misticismo me falando que a Princesa tinha problemas de Anemia e o Ferro das Águas curou sua Suposta infertilidade !

Esta é a visão moderna porque na época o sentimento ( 1868 ) era diferente , e levou a que em reconhecimento se Construísse a Igreja de Santa Isabel da Hungria , ficando na actualidade o Misticismo para a cidade de São Tomé das Letras a cerca de 20 Km.!

Na época em que lá morei a cidade era um feudo dos Donos dos Hotéis , e difícil de ser penetrada por actividades que oferecessem concorrência , daí a população falar que a cidade estava estagnada em comparação a São Lourenço , bem mais desenvolvida .

Há quase 03 anos visitei de novo e vi que Caxambu evoluiu bastante, , mais que a Rival São Lourenço embora as estradas continuem como antes “bem mal “, me recordo que na cidade existia um único tractor e a lavoura era por arados e vacas , ao falar nesse caso com um fazendeiro me falou meu pai fazia assim e antes o pai dele etc. tinham feito da mesma forma enfim para o empreendedor o conselho era ir para Baependi a pouco mais de 5 Km ou outra cidade, e deixassem Caxambu como estava .

Conheço o Jardim Satélite mais por visita ao shopping , é uma das Partes Nobres e nova da cidade , moro na Vila industrial jardim Maracanã , depois do Jardim Ismênia e antes do Tesouro , parte Leste da Cidade .

São José neste últimos 20 anos mais que duplicou sua população e a actual crise se pode falar que não está afectando muito a economia .
Saudações Costeletas.
António Encarnação

1 comentário:

Anónimo disse...

ALÓ ANTÓNIO,

Viva.

Boa colaboração.Fantástica mesmo.
Muito bem.

Eu, tu e o António? Na Fuzeta é que é. Onde eu bebo um OLD PARR , as vezes.

Posso mandar vir?

Digam coisas.

Abraço do
JBS