quinta-feira, 12 de novembro de 2009

DO CORREIO























CORREIO DO BRASIL

Quando decidi escrever sobre o Brasil , minha Base é se for efectuado um Inquérito entre os Portugueses qual o País que gostariam de Visitar , o Brasil sem dúvida é o mais votado !
Naturalmente que minha sugestão para quem o pretende Visitar é :
Se a visita for curta procure um Agente de Viagens e pesquise os locais onde pretende passar esses dias , e adquira um pacote para os mesmos !
Além de ser a forma mais cômoda , é também a mais econômica porque inclui Hotel com pequeno almoço , assistência pelos guias da operadora e visitas a locais seguros e praticamente por valor semelhante ao que paga se vier por conta próprias só nas passagens de avião .
Longe a idéia de chegar ao Brasil , alugar um carro e conhecer o País como o faria em Portugal . Além das distâncias entre as cidades , tem os Riscos das . Estradas ruins e o Perigo de Assaltos e até de vida !
Para Estadias mais prolongadas existem outras formas de que falarei em outras publicações .

Como naturalmente já repararam o que escrevo é sobre factos ou ocorrências que parcialmente tive presença , e como residi cerca de 08 anos no Sul de Minas num local no Interior sem praias e com a distância entre as três maiores cidades do Brasil ( São Paulo , Rio de Janeiro e Belo Horizonte ) na ordem dos 350 a 400 Km .

Morei numa Pequena cidade , vizinha de outra que me fazia lembrar a novela do Bem Amado : Odorico Paraguaçu , porque é a cidade de Paraguaçu , mas não é da mesma que vou escrever e sim sobre as 3 cidades localizadas ao Norte :

Três Corações .
Varginha .
Três Pontas .

Que há de Especial nessas cidades que ficam ente elas a uma distância de pouco mais de 60 Km. e com uma população superior a 250. mil habitantes no total .
Todas elas são grandes produtoras de café e Varginha se intitula com a PRINCESA DO CAFÉ como existem na região outras com a mesma designação ! e considerados municípios de grande desenvolvimento económico !

Três Corações fica a 10 Km. de Cambuquira uma das cidades do Circuito das Águas do qual fazem parte as cidades de Lambari ; S. Lourenço e caxambu . Com uma População de cerca de 75 mil habitantes , o cidadão natural da mesma mais conhecido é o Edson Arantes do Nascimento , o famoso Pelé !

A pouco mais de 30 Km de distância tem a cidade de Varginha .

É a maior cidade do grupo habitada com 120 mil habitantes , conhecida como a localidade do Abacaxi ou com um Abacaxi por descascar ! ( Geralmente a frase "descascar o abacaxi" significa expor algum problema, revelar uma situação constrangedora ou revelar um segredo, já que abacaxi é sinônimo de problema.) de tal forma que só as cidades vizinhas o contam :
Foi precisamente em 1934 na inauguração da Estação do Trem ( comboio ) que á chegada do primeiro foi efectuada uma grande festa com as maiores personalidades da cidade e suas famílias vestidos a rigor , enquanto atrás estava o povo .
Aconteceu que um ilustre cidadão ao subir na locomotiva por curiosidade puxou um ferro que deu origem a que o vapor de água provocasse o buzinado do trem de forma estridente , não esperando tal barulho as personalidades saltaram correndo com suas casacas a balançarem sem se preocuparem com as senhoras que com seus longos vestidos não os podiam acompanhar !
Para superar essa vergonha actualmente a Paisagem típica da cidade é :
Imagine uma cidade onde as ruas são estreitas, onde a maioria da população "acredita" que mora em uma capital, onde o cidadão mais famoso é um E.T.
Imaginou? Nem precisa, conheça Varginha. Aqui tudo é grande. A cidade é como ilha, só que em vez de água, é cercada de pequenas montanhas por todos os lados. O principal rio da cidade se chama Verde, mas hoje sua cor predominante é a marrom ( castanho ) , devido ao grande consumo de comidas típicas mineiras pela população local. Varginha foi eleita a oitava maravilha do mundo moderno

Claro Varginha passou da cidade do Abacaxi para a denominação de cidade do ET , mas esta designação pode pesquisar na Internet .

A Cidade de Três Pontas também a cerca de 30 Km. De Varginha em sentido contrário ao de três Corações com uma população de cerca de 75 mil pessoas , é conhecida pela cidade do Padre Vitor e de Milton do Nascimento !
O primeiro não por ser natural mas por lá ter exercido as funções de Pároco por 53 anos e contam que . Faleceu no dia 23 de setembro de 1905. A notícia abalou a cidade e toda a região já o venerava chorou a morte de seu líder, de seu protetor, do mensageiro entre Deus e os homens. Ficou insepulto três dias e de seu corpo exalava perfume
Fez de muitos filhos de famílias humildes verdadeiros homens da cultura, que passaram a viver da inteligência, nas mais variadas profissões.
Padre Victor pregou, pelo exemplo, a fé, a esperança, a fortaleza, a prudência, a justiça, a obediência, a castidade, a temperança, a humildade, o temor a Deus e, sobretudo, a caridade. Amava a Deus na pessoa do seu semelhante, de modo especial nos mais pobres. Os paroquianos, em suas necessidades recorriam a ele. Era bom, porém enérgico. “Padre Victor vivia de esmolas e dava esmolas”.
Sobre o Milton Nascimento falam que no início da sua carreira pediu para actuar na Associação Comercial da cidade , e lhe foi negado por preconceito Racial .
Mais tarde já famoso foi convidado pelos representantes da mesma para actuar para as elites , e ao chegar a hora não aceitou os honorários e transferiu a actuação para a praça principal para todo o Povo assistir de graça .
Será verdade ou lenda ?

Saudações Costeletas
António Encarnação

Sem comentários: