sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DO CORREIO

Correio do Brasil

Parabéns, meu caro António Encarnação, pela iniciativa.
Certamente você vai ter muito para dar a conhecer sobre o sul de Minas Gerais. Trata-se uma região efectivamente muito bonita, onde para além da paisagem existe o mineiro (o mineiro é assim como um alentejano, mas bem mais calminho, não tão acelerado).
Gostaria muito que você falasse de duas cidades dessa região, refiro-me a Machado e a Alfenas, falar de café sem referir Machado é injusto (recebeu recentemente o título de capital mundial do café orgânico). Quanto a Alfenas a sua importância vem essencialmente da sua Faculdade de Odontologia.
De Varginha a Alfenas são 102 Km, Machado fica quase a meio.
De facto Pelé é de Três Corações e como o meu amigo sabe, existe uma estátua dele numa praça da cidade. No entanto a colocação da mesma esteve envolta em polémica, houve muita gente na cidade que não concordou e foram necessários vários dias e muita conversação para que o povo fosse convencido a aceitar. O motivo: O Pelé aparece a jogar ainda garoto, em Baurú, cidade do interior de São Paulo, para onde a família se mudara. Posteriormente verifica-se a ida dele para o Santos; como é sabido, revela-se ainda com 16 anos no Campeonato do Mundo na Suécia, passa a ser figura pública e em entrevistas, nunca referia Três Corações, mas sim Baurú. Os seu conterrâneos nunca aceitaram muito bem esse comportamento. Talvez coisas de adolescente.
Força! Serei um leitor atento
António Viegas Palmeiro

Sem comentários: