sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DO CORREIO


Passeios por Faro IDO I I

Em primeiro lugar os meus parabéns pela iniciativa e pela boa memória.
No entanto eu fiquei com uma dúvida e que até pode nem ser dúvida se a unidade hoteleira a que me vou referir, eventualmente tivesse uma filial em outro ponto da cidade.
Estou a referir-me concretamente à Pensão Luísa. Esta pensão situava-se em 1955/1956 na Rua D. Teresa Ramalho Ortigão, uma rua que se cruza a meio com a Rua Caçadores 4, começa no Largo de São Francisco e terminava nesse tempo, num muro que dava para a horta do Ferragial.
Era um primeiro andar, tendo por baixo uma oficina, a casa ficava a cerca de 50 metros do citado largo.
Morei nessa rua no número 44, no número 42 morava o Dr. Joaquim Magalhães, o tal que foi secretário do grande António Aleixo. As casas era geminadas e o saguão servia as duas casas. A esposa do Dr. Magalhães, todas as tardes tocava piano, não sei se por prazer ou se dava aulas em casa. Sei sim que eu ficava extasiado a ouvir.
Nesse tempo, a rapaziada dos seus 12, 13, 14 anos, divertia-se quando o Zé Luís estava em Faro, o que raramente acontecia, porque sempre trazia uma loira espampanante renovada, o que fazia a alegria da garotada, metidos a homenzinhos, escolhendo pontos estratégicos para espreitar.
Nessas alturas os jogos de futebol no Largo de são Francisco, deixavam de ser junto do apeadeiro e passavam a ser perto da entrada do largo para dar tempo a escolher o melhor ponto de observação.
Um abraço
Antonio Viegas Palmeiro

Sem comentários: