quinta-feira, 26 de novembro de 2009

DO CORREIO

Estabelecimento Felizardo & Glorinha


RUA MANUEL ARRIAGA , 7


Praticamente fica em frente á entrada principal da Escola !
Na nossa época pertencente á D. Adelaide que alugava quartos para estudantes que moravam em outras localidades e freqüentavam a Escola ! os mesmos levavam lá seus amigos e amigos de amigos , transformando uma parte da casa numa pequena república onde Estudavam e passavam o tempo entre as aulas !
Por muito esforço que faça não consigo recordar o nome de nenhum ,um deles rapaz muito inteligente ! quando em pequeno tinha de acordo com o que falou metido a mão na engrenagem de um engenho de tirar água das noras , e ficou sem parte do braço até ao cotovelo , era de Olhão .
Também se encontrava hospedada na mesma casa , uma senhora que desempenhava as funções de Contínua á entrada da Escola , junto ao Senhor Viegas !

Por acaso a D. adelaide era Prima de meu Pai , daí freqüentar a casa !

Lá passava a maior parte do tempo , almoçava , estudava e deixava os livros , equipamento de ginástica , e até me emprestava dinheiro para investir nos comércios em frente á Escola , Pinhões , Revistas etc. cuja conta mais tarde meus pais acabavam de pagar sem me perguntarem a que se destinava !

Aconteceu um dia em que na aula de educação Física não sei se pelo Dr. Américo ou do Sr. João que trabalhava na Parte do ginásio , houve a ordem de fiscalizar as Toalhas de banho dos alunos ( existia o hábito de empréstimo entre alunos de turmas diferentes aos outros para evitar a falta ) .
Naturalmente que a D. Adelaide foi nesse dia a salvação para alguns pelo empréstimo das Toalhas , inclusive da minha !
Só que quando chegou a minha vez , estava tranqüilo mas, não contei que a mesma também tinha sido utilizada e ainda estava húmida.
Resultado também apanhei falta !

É com saudade que relembro a casa , assim como a do Felizardo e Glorinha , supondo que o Neto se chama Júlio e foi nos anos seguintes meu amigo , até que freqüentava a casa dele e dos Tios conhecidos como Mecharrinhas .

Saudações Costeletas
António Encarnação

4 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Encarnação
O texto está feito com aquela saudade... que nós sentimos.
Apenas um pequeno reparo, o Estabelecimento Felizardo & Glorinha, não fica na Rua Manuel Arriaga. Não me recordo qual era o nome da rua. Hoje, é a Rua da PSP (Polícia de Segurança Pública).
Um abraço
Moderador

antoniojce@yahoo.com.br disse...

Caro Moderador

O estabelecimento de Felizardo e Glorinha , também sempre o conheci na localização actual !
Não tenho a certeza mas, no passado era conhecido pelo nome de Rua da Hoprta do Ferregial ?

Me desculpe não ter separado o texto .

um abraço.
antonio Encarnação

AGabadinho disse...

Viva,
Tentando recordar...

A actualmente designada Rua da PSP, era ao tempo a Rua do Ferregial.

Cumprimentos para Todos

AGabadinho

Anónimo disse...

Boa noite,

Este comentário é para o costeleta Senhor António Encarnação que apesar de não o conhecer, tomo a liberdade de informar o nome dum ex colega.

O costeleta que perdeu o braço chama-se Benjamim da Graça Viegas, é de Olhão mas reside em Vila Real de Santo António, casou com uma vilarealense, está muito bem, os anos não passam por ele. Ainda hoje de manhã tomámos café juntos.

Cumprimentos
Lídia Machado