sábado, 28 de novembro de 2009

DO CORREIO



FEIJOADA BRASILEIRA

Verão no hemisfério Sul !
Apesar do feijão fazer parte do Cardápio Brasileiro em qualquer época do ano , existe divergência com a feijoada , tem os que evitam por de ser um prato forte , e outros que não se importam com as calorias !
Historicamente a origem da feijoada Brasileira vem do tempo dos Escravos , ( embora com influência dos Portugueses , que também temos nossas feijoadas ) em que os donos tinham de os alimentar para terem robustez e poderem executar suas tarefas , que de acordo com a forma de pensar na época se tratava de “ equipamento “caro e tinha de ser rentável !


Daí lhes darem os restos das carnes dos animais que consumiam , Retiravam as partes nobres : no Porco o Lombo ; Pernil ( perna ) Costelinha ( entrecosto ) . Nas vacas o Contra-filé ( Rosbife ) ; Filé Mignon ( Lombo ) o Coxão ( Pujadoro ) alcatra ; Lagarto ( ganso ) Patinho ( rabadilha ) etc. !
Pela falta de meios de conservação ( frio ) salgavam o Toucinho e secavam ao sol as peças , menos apreciadas da carne das Vacas !
Nasciam desses aproveitamentos acrescentados no feijão Preto a Feijoada a que davam maior consistência com Farinha de mandioca , acompanhando a couve!
Com o andar dos tempos a mesma ganhou status Social ! foram acrescentados os embutidos (enchidos = Lingüiça, Paio etc ) a farinha de mandioca virou Farofa !

Existem restaurantes em a mesma tem dias certos na semana , apreciadores não faltam para o Prato Principal ( que divide com o Churrasco ) o top na gastronomia Brasileira !

Pessoalmente em muitas cidades tenho experimentado a feijoada No entanto a realidade é que aqui no Brasil a mais saborosa sempre encontrei em casa de amigos !

Em Portugal faço referência á melhor feijoada de Brasil /Portugal para o Restaurante Galeto onde me serviram há cerca de 30 anos !
Enquanto a melhor apresentada foi na mesma época num Restaurante na Rua dos Condes , ambos em Lisboa !

Uma Sugestão para este fim de Semana ? Bom proveito !

Saudações Costeletas .
António Encarnação

Sem comentários: