sexta-feira, 20 de novembro de 2009

DO CORREIO


Hoje acordei pensando em Sócrates.

Se me perguntarem o motivo de tal pensamento não sei explicar, não foi sonho nem pesadelo, muito menos inspiração divina.
Foi talvez a procura constante de uma pessoa que nos tenha deixado um legado importante, alguns exemplos de honestidade, um caracter nobre e a tentativa de conseguir a paz (além da morte)

Sócrates, nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 AC e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia antiga, considerado hoje um dos mais importantes filósofos da antiguidade.

Em anexo, um pequeno diálogo, entre ele e o discipulo Criton.

Um abraço

A IMORTALIDADE DA ALMA

Conhece-te a ti próprio e serás imortal

Alguns séculos antes de Cristo, vivia em Atenas, o grande filósofo Sócrates.

- A filosofia não era uma teoria especulativa mas a própria vida que ele vivia.

- Aos setenta e tantos anos foi Sócrates condenado à morte, embora inocente.

- Enquanto aguardava no cárcere o dia da execução, os seus discípulos moviam céus e terra para o preservar da morte.

- O filósofo, porém, não moveu um dedo para esse fim: com perfeita tranquilidade e paz de espírito aguardou o dia em que iria beber o veneno mortífero na véspera da execução os seus amigos conseguiram subornar o carcereiro (desde aquela época já existia esta prática) que abriu a porta da prisão.

- Críton, o mais ardente dos discípulos de Sócrates, disse ao mestre:
- Foge depressa Sócrates!
- Fugir por quê? Perguntou o preso.
- Ora, não sabes que amanhã te vão matar?
- Matar-me? A mim? Ninguém me pode matar!
- Sim, amanhã terás que beber a taça de sicuta mortal! – insistiu Críton
Vamos Sócrates foge depressa para escapares à morte.

- Meu caro amigo Críton, que mau filósofo és tu. Pensar que um pouco de veneno possa dar cabo de mim…

- Depois puxando com os dedos a pele da mão, Sócrates perguntou:
Críton, achas que isto aqui é Sócrates? E batendo com o punho no osso do crânio, acrescentou: Achas que isto aqui é Sócrates? Pois é isto que eles vão matar, este invólucro material, mas não a mim, EU SOU A MINHA ALMA, ninguém pode matar Sócrates.

- E ficou sentado na cadeia aberta, enquanto Críton se retirava, chorando, sem compreender o que ele achava uma teimosia, ou estranho idealismo do mestre.

- No dia seguinte, quando o sentenciado já bebera o veneno mortal e o seu corpo ia perdendo aos poucos a sensibilidade, Críton perguntou-lhe entre soluços:
- Sócrates onde queres que te enterremos? Ao que o filósofo semi-consciente murmurou!
Já te disse ninguém pode enterrar Sócrates… Quanto a este invólucro onde quiseres, não sou eu EU SOU A MINHA ALMA.

- Assim expirou esse homem que tinha descoberto o segredo da FELICIDADE, que nem a morte lhe pôde roubar.
- Conhecia o seu verdadeiro eu, DIVINO, ETERNO e IMORTAL
- Assim somos todos nós, seres IMORTAIS, pois somos ALMA – LUZ – DIVINOS - ETERNOS.
SÓ MORREMOS QUANDO SOMOS ESQUECIDOS

Antonio Viegas Palmeiro



1 comentário:

Anónimo disse...

ao António PALMEIRO.

Algumas considerações, sem rede, sobre a tua,

"IMORTALIDADE DA ALMA"

Dizes,

Conhece-te a ti próprio e serás imortal

COMENTARIO,

Esta teoria de Sócrates descrita no Fedon do Platão, hoje não colhe, porquanto a imortalidade estará na razão directa da dignidade.

Nota, refiro-me à imortalidade moral. A outra não topo.

Ora o homem de hoje tornou-se num corrupto e rejeita conhecer-se a si próprio.


Dizes,

- A filosofia não era uma teoria especulativa mas a própria vida que ele vivia.

COMENTÁRIO:

Não penso isso. A filosofia eram reflexões e interrrogações para se atingir a verdade.

DIZES,

- O filósofo, aguardou o dia em que iria beber o veneno mortífero na véspera da execução os seus amigos conseguiram subornar o carcereiro (desde aquela época já existia esta prática) que abriu a porta da prisão.

Comentário.

Sócrates, como já disse noutro local, aceitou calmamente a injustiça da decisão superior e não fugiu, para demonstrar que o homem ignorante jamais seria livre.


O que é que achas?

Aí vai um abraço do

João Brito Sousa