terça-feira, 22 de dezembro de 2009


A CIDADE QUE EU CONHECI (II)


Vou continuar o meu passeio a pé pela cidade e as recordações são cada vez mais vivas, mais presentes. Resolvi ir até ao estádio de São Luís.
Lembrei então do sacrifício que era para conseguir entrar e assistir aos jogos no velhinho São Luís. O dinheiro era pouco e pagar a entrada era impensável.
Já era “crescidote” e apesar da boa vontade das pessoas que sempre diziam “vem comigo” o porteiro já nos conhecia de “ginjeira”.
Eis então que surge a “salvação da Pátria”; chamava-se Artur Quaresma e tinha acabado de ser contratado para treinar o Farense. Em boa hora criou a escola de jogadores, o que naquele tempo era uma inovação. E eu fui, apesar de ser mais um “perna de pau”, no entanto a “remuneração” era aliciante, nada mais nada menos, do que o direito a poder assistir aos jogos do Farense.
Ao Domingo meia hora antes dos jogos iniciarem, lá estavam as “vedetas”, em fila indiana, junto ao portão do lado do cemitério dos judeus. Havia sempre “infiltrados”, ou eram os que não tinham treinado na semana, ou ainda aqueles que nunca tinham treinado, mas quem dava a ordem para entrar era o treinador que tinha uma memória visual excelente e ninguém o enganava.
Depois vinha a suprema alegria de ver o nosso Farense.
Delirando com as jogadas do Rialito e do Campos, do José Maria e do Celestino, do central Ventura (que distribuía “fragatada” de partir as canelas dos mais distraídos), o Reina, o Alfredo e o Queimado, eram outras das referências. Todos eles comandados pelo Isaurindo na baliza, que não dava hipótese ao Rato de conseguir um lugar na equipa.
Recordei um jogo do Farense contra o Sporting, foi uma comemoração qualquer entre matriz e filial, que serviu para apresentação de uma nova vedeta do Sporting, imaginem quem?
O fabuloso, o incrível, o maior, a maior contratação de todos os tempos, sua majestade “o fura redes” de seu nome Mokuna. Um artista, que calçava 52 e que a única coisa que conseguiu foi um pontapé na bola, memorável ; a dita sobrevoou o bairro da lata e foi agitada, deter-se na carreira de tiro. Quer isto dizer que reportando este episódio à actualidade, a infeliz e maltratada bola teria ido parar ao hospital.
Mas não se pense que a escola de jogadores só servia para permitir a entrada de “borla” no futebol, ou que o objectivo era só esse, daquela fornada saíram alguns nomes de destaque, o Atraca, o Barão, o Calota e outros que a memória já não me ajuda a lembrar os seus nomes.
Infelizmente depois do Quaresma veio um tal Vieirinha, com uma filosofia completamente diferente e a formação deixou de ser prioridade.
Aproveitei a proximidade e fui ver o novo mercado. Durante alguns momentos fiquei olhando e relembrando a inauguração do antigo. Foi um acontecimento e se a memória não me falha, teve a participação da Dona Amália.
Contou-se na época um episódio, cuja veracidade não posso garantir, mas a história correu a cidade, dizia-se então:
Amália Rodrigues estaria na manhã seguinte ao espectáculo, sentada na esplanada do Café Aliança, quando se lhe dirigiu um mendigo pedindo esmola, retirou uma nota da carteira, dobrou-a e colocou na mão do mendigo. O pobre homem agradeceu e foi embora, sem ver o valor da oferenda.
Minutos depois regressou com a nota na mão e dirigindo-se a Amália disse-lhe:
- Desculpe mas a senhora enganou-se, deu-me 500$00! Ao que ela responde:
- Não me enganei não, são para si!
A ser verdade e eu acredito que sim, não sei o que mais admirar, se a generosidade da grande fadista, se a honradez do mendigo!

E fico por aqui hoje, penso que todos conhecem a música do angolano Bonga, “Uma lágrima no canto do olho” é assim que estou.
Voltarei outro dia se me deixarem.
Um forte abraço e um Santo e Feliz Natal, para todos os costeletas e respectivas famílias

António Viegas Palmeiro

4 comentários:

Anónimo disse...

Palmeiro , nao sei se sorri ou chorei ao ler o seu trabalho! Mas foi de certeza emocao que senti.isso de certeza! Essa linha do Farense que so' faltou a referencia ao grande Brito, jogava um futebol como os melhores da primeira divisao ao ponto de sermos roubados num jogo de passagem com o Guimares.Lembra-se?...tambem vi o jogo do Sporting com o tal Mokuna que acabou sendo um "barrete" ( como se dizia naquele tempo)!
A equipa praticamente desfez-se ou deixou de render como rendia a partir do momento em que o Campos entrou em fase de amores com a mulher do espanhol Rialito e claro....fugiu para Setubal onde ainda jogou pelo Victoria local... Veio nessa altura para o Farense outro espanhol que vinha apodado tambem de fura redes , o Tarro... Nao furava redes mas tinha na e'poca salario de vedeta... A inauguracao da praca "nova" com a dona Amalia havia sido antes, tambem assisti com meus pais deveria ter os meus 9 ou 10 anos!
Obrigado pela recordacao. Foi ontem no meu coracao e ja' esvoacaram 50 e tal primaveras...ah, faltou o Balela!
Dessa escolinha do Quaresma tambem fazia parte o Julio Guerreiro dos Santos que foi da minha turma ...tambem ja' nao esta entre no's.
Bom natal e....melhor ano novo
diogo

Anónimo disse...

Já agora mais uma achega de um "bife" e que também era junior do Quaresma.
Nessa equipa também alinhopu um dos melhores pontas de lança que passou pelo Farense e que dava pelo nome de Miguel Vinueza.
Lambram-se?
MD

Anónimo disse...

Olá Diogo
Espero que esta época natalicia esteja a decorrer feliz mes principalmente com saúde, para o meu amigo e familia.
Tem toda a razão, esqueci alguns nomes sonantes daquele tempo, como era o Brito e não referi esse episódio do jogo com o Guimarães, não por esquecimento, mas por não gostar de lembrar. É verdade também não fiz referência ao Balela.
Tenho dúvidas em relação a saída do Campos do Campos, depois do vale tudo com a comadre, mulher do Rialito; você diz que ele foi para Setúbal (Vitória) a mim parece-me que o destino foi a CUF do Barreiro. Também não referi o Vinueza, que saiu para o União de Montemor.
Um grande abraço e que o Novo Ano lhe traga as maiores felicidades.
Palmeiro

Anónimo disse...

O'la amigo AP
tem toda a razao... Sabe que ainda hoje por causa que desconheco, confundo o Victoria de Setubal com a CUF?
A Cf estava avancada para a e'poca economicamente " quase" funcionava como as modernas SADs! Mas isso e' outra historia!
E' verdade que tambem esquevi o Vinueza. E ja' agora o Quaresma tinha sido jogador do Belenses e internacional da nossa seleccao...disso nao me lembro , so' sei que se passou...o Izaurindo tinha jogado no Luzitano de VR se santo Antonio e ,.... Tirou o lugar ao nosso Rato( ratinho)... Ambos de baixa estatura mas bons no que faziam... Uma boa parte desses rapazes eram funcionarios de FIAL ( ford)... Entre eles o Ventura, Balela, Queimado e salvo erro Brito... O Alfredo , o pai tinha uma escola de conducao em S. Pedro , o irmao mais novo o Jacinto tambem jogava e, tal como o julio tambem foi da minha turma... Creio que a escola ainda existe e gerida pelos irmaos " basso'ra" como eram conhecidos....
Fui mais longe do que esperava... Entusiasmei- me! O tempo nao voltou para traz mas a memoria avivou-se!
Um abraco meus amigos e um bom ano novo
Diogo