terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DO CORREIO

Sobre Educação Espartana.

Esparta localizada numa região de terras apropriadas para o cultivo da vinha e da oliveira na Antiguidade, nunca desenvolveu uma área urbana importante!.

Constituída no Século IX a.C . O problema gerado pelo aumento da população e escassez de terra o governo de Esparta optou por fazer de seus cidadãos modelos de soldados, bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e autoridades, com treino, organização e disciplina intensivos e nunca vistos até então.

De acordo com uma frase célebre de Demócrito de Abdera "Tudo que existe no universo é fruto do acaso e da necessidade“ !

Como a Historia não se Repete!
Ao longo dos tempos diversas situações podem ter algumas semelhanças com acontecimentos passados pela existência de pontos em comuns, o que não tira a identidade dos factos!
Se generalizou conceitos em que o Espartano é aplicado para designar uma filosofia de vida optado de forma individual ou por grupos com comporta-mentos e hábitos austeros!

A frase de "a educação espartana, não terá mais por fim seleccionar heróis, mas formar uma cidade inteira de heróis – soldados prontos a devotarem a sua vida à pátria" (Marrou, 1966: 36).

Demonstra a especificação da Educação espartana!

Bons soldados, nunca representou a invencibilidade de qualquer exército!
na mesma forma que uma equipa com os melhores jogadores de futebol no Mundo pode perder para outras com poucas estrela!

A nossa professora de Português no ciclo cujo nome não me recordo, há quase 60 anos falou para os alunos que os maiores gênios militares de sempre foram Alexandre o Grand. Napoleão Bonaparte e o nosso Afonso de Albuquerque!? ( até há data não encontrei forma de contestar! ) .

A minha Cultura pessoal considero-a dentro de uma classificação Medíocre ! No entanto poder ter a faculdade de publicar aqui no Blog alguns artigos me permite conviver com os “Costeletas“ mais Ilustres e Cultos do meu tempo, aproveito para agradecer as referências que tem feito sobre os mesmos.
Já que sempre ouvi a frase de: que a melhor forma de aprender é com quem tem mais conhecimentos que nós!

Saudações Costeletas.
António Encarnação

2 comentários:

Anónimo disse...

aló ANTÓNIO.

Viva.

Estudo, investigação, Humildade e simpatia é o que vejo ns teus textos.

O teu lugar é aqui connosco.

UM POEMA

PARA TI ANTÓNIO.

Homem que sabe estar e quer
De alma pura, singela e doce.
É costeleta e não um qualquer
Está entre nós mesmo que não fosse

A humildade que mostras à gente
É partilhada na mesma medida
Em que na face te vejo contente
E estás feliz connosco e com a vida.

continua.

Ab
João BRITO SOUSA

Anónimo disse...

Antonio um abraco
Segundo os estudiosos da causa militar,o maior estratega e chefe militar de sempre foi o Cartagines Hanibal.....sim esse mesmo,o dos elefantes nos Alpes.Ahn professor dr Brito de Sousa?Diga de sua justica.
Diogo