sexta-feira, 4 de dezembro de 2009


LIDERANÇA

Ao longo dos tempos a humanidade quis entender-se e não conseguiu. Na
Rússia de Lenine em 17 morreram milhões de pessoas quando o objectivo
era lançar um programa político que solucionasse o problema de todos;
simplesmente agravou-o..

O caminho que a Humanidade tem percorrido, é contrário ao que se
deseja. Cristo quis pregar a verdade e levaram-no para a cruz.

Nos tempos modernos a Revolução Francesa onde se lutou em prol da
LIBERDADE, FRATERNIDADE e IGUALDADE o resultado dessa luta foi
inglório, porque acabou em ditadura. Restou-nos apenas a beleza da
imagem do puto Gravoche, vendedor de croissants, que ao ver a Bastilha
a arder, continuou a marcha assobiando para o ar.

Recentemente Saramago, autor premiado com o Nobel veio deitar por
terra os princípios Bíblicos.

E poderíamos citar mais uns milhares de casos onde a Humanidade não
deu conta da rolha.

E com isto já não fosse pouco, surgem agora dois ou três ou quatro ou
cinco costeletas a jogar ao contrário, continuando a Humanidade mal
mesmo nos pequenos grupos.
Isto sem falar já na violência doméstica.

Por isso não nos espantemos.

Do blogue costeleta em particular, dinâmico q.b., do meu ponto de
vista, seria bonito cada um pensar pela sua cabeça, mas,
simultaneamente seria bom também, que partíssemos do princípio que, a
nível de valores sociais, estamos todos, mais coisa menos coisa, no
mesmo patamar, o que, sendo-o e eu penso que sim, poderia resultar
desse nivelamento, um invejável clima de fraternidade.

Que é o que eu preconizo e defendo, apesar de ser talvez dos mais
agressivos. Mas reparem, eu falei em agressividade não em falta de
educação. Sei pedir desculpa com honra, simplesmente porque sei
reconhecer que às vezes erro.

Quando comecei a escrever o texto queria falar de Liderança. Mas
verifico agora que não faz sentido, porque no fundo somos todos
responsáveis… e líderes E a que sobrar vai toda para o senhor
Moderador.

Ou não será assim?

JOÃO BRITO SOUSA
(resposta do Moderador enviada pessoalmente por e-mail)

7 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Respondi por e-mail

MAURÍCIO DOMINGUES disse...

CARO JOÃO
ESTOU CONFUSO E PERPLEXO.!

SERÁ QUE ESTAMOS A ASSISTIR A UMA
DISCUSSÃO DE VALORES SEM PÉS NEM
CABEÇA ?
PARECE-ME QUE A HUMILDADE, A
MODÉSTIA E OUTROS VALORES ESTÃO
A SER ESQUECIDOS E POUCO PRATI-
CADOS NAS NOSSAS RELAÇÕES DIÁ-
RIAS.
PARTO DO PRINCÍPIO QUE NÃO SE
DEVE PÔR EM DESTAQUE, OU SE
EVOQUEM NÍVEIS DE VALORES SO -
CIAIS, NEM QUE "SEJA COM MAIS
COISA OU MENOS COISA",COMO SE
HOUVESSE UMA TABELA DE VALORES
PARA CATALOGAR OS COSTELETAS.!

NÃO IMAGINO QUE HAJA QUALQUER
"LIDERANÇA" EM DISPUTA, NEM CREIO
QUE "DOIS, TRÊS, QUATRO OU CINCO
COSTELETAS " ESTEJAM A SUSCITAR
QUALQUER "MOVIMENTO" CONTÁRIO AO
"PODER INSTITUIDO"

O MODERADOR, QUANTO A MIM,É UM
COLABORADOR DO BLOGUE, COMO OS
OUTROS, EXERCENDO FUNÇÕES QUE
MERECEM E DEVEM SER RESPEITADAS.
ACARINHADAS, COMPREENDIDAS E ATÉ
ESTIMULADAS PARA BEM DE TODOS OS
COSTELETAS, COM MUITA HUMILDADE E
MODÉSTIA.
- ONDE PARA A TÃO PROPALADA FRA-
TERNIDADE E ESPIRITO COSTELETA ?

NÃO ME ALONGO MAIS. FICO-ME
POR AQUI.

SAUDAÇÕES COSTELETAS PARA TODOS

MAURÍCIO DOMINGUES

Anónimo disse...

Caro Maurício,

É sempre com muita atenção e respeito que te leio.

Quanto às questões que levantas, não vejo motivo para alarme. Creio que não se trata de discussão de valores. Vou mais na direcção da galvanização que o blogue introduziu em nós. Repara que para muitos, o facto de emitirmos uma opinião e vê-la publicada causa –nos alguma perturbação

Não se trata de falta de humildade; talvez seja a malta que quer apareceer.
O teu princípio, “QUE NÃO SE DEVE PÔR EM DESTAQUE, OU SE EVOQUEM NÍVEIS DE VALORES SOCIAIS, PARA CATALOGAR OS COSTELETAS… tem toda a razão de ser.

Mas, Maurício, a malta, entre os quais eu, não tem experiência destas lides.

À tua pergunta: “ ONDE PARA A TÃO PROPALADA FRATERNIDADE E ESPIRITO COSTELETA ?” tem a resposta nesses comentários que são, indiscutivelmente, fraternos e costeletas.


Aceita um abraço do
João Brito Sousa.

Anónimo disse...

Parabéns Mauricio!
Colocou o dedo na ferida
Um abraço
Palmeiro

Anónimo disse...

Caro Maurício,

É sempre com muita atenção e respeito que te leio.

Quanto às questões que levantas, não vejo motivo para alarme. Creio que não se trata de discussão de valores. Vou mais na direcção da galvanização que o blogue introduziu em nós. Repara que para muitos, o facto de emitirmos uma opinião e vê-la publicada causa –nos alguma perturbação

Não se trata de falta de humildade; talvez seja a malta que quer apareceer.

O teu princípio, “QUE NÃO SE DEVE PÔR EM DESTAQUE, OU SE EVOQUEM NÍVEIS DE VALORES SOCIAIS, PARA CATALOGAR OS COSTELETAS… tem toda a razão de ser.

Mas, Maurício, a malta, entre os quais eu, não tem experiência destas lides.

À tua pergunta: “ ONDE PARA A TÃO PROPALADA FRATERNIDADE E ESPIRITO COSTELETA ?” tem a resposta nesses comentários que são, indiscutivelmente, fraternos e costeletas.


Aceita um abraço do
João Brito Sousa.

MAURICIO DOMINGUES disse...

CARO PALMEIRO.
UN ABRAÇO MAIS.

NO ANTERIOR "CANTINHO DOS MARAFA-
DOS -REFLEXÃO E DESPEDIDA- NO MEU
COMENTÁRIO, FIZ UM APELO:
"ESPERE QUE A CARAVANA PASSE" E
VOLTE AO NOSSO CONVÍVIO.

SEI QUE A AMBICIOSA INVEJA E
VAIDADE LEVA MUITA GENTE A PERDER
OS MELHORES VALORES QUE O SER
HUMANO TEM.
TÊM RAZÃO OS INGLESES: -
" MORE I KNOW THE MANKIND...
MORE I LOVE DOGS ".

VAMOS VIVENDO E CONHECENDO A RAÇA
HUMANA E TIRANDO DELA OS MELHORES
ENSINAMENTOS.

QUERO CONTINUAR A LER OS SEUS
TRABALHOS E POR ISSO ESPERO QUE
OS PUBLIQUE NO NOSSO BLOGUE.

UM FRATERNO ABRAÇO DO MAURICIO

Anónimo disse...

MAURÍCIO,

NÃO É BONITO VIRES COLOCAR NO MEU TEXTO ESSA COISA DA INVEJA, VAIDADE E AMBIÇÃO.

SUBI A CORDA A PULSO MEU AMIGO E TENHO VAIDADE NISSO, SIM. AGORA DISSSO QUE FALAS, NADA.

MAURÍCIO, AS TUAS INSINUAÇÕES SÃO VERGONHOSAS. DEVOLVO-AS E TOMA NOTA; NÃO GOSTEI NEM ADMITO LER EM COMENTÁRIOS AO MEU TEXTO O QUE DIZES.

RETIRO A MINHA CONSIDERAÇÃO AO COORDENADOR QUE DEIXOU PASSAR ESTA SUJEIRA.

EU NÃO ESTOU LÁ.

JBS