quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

UM TEXTO...DIÁRIO, SEMANAL...OU DE VEZ EM QUANDO

UM MOMENTO DE REFLEXÃO

Durante o passado fim de semana resolvi hibernar e não abri o computador.

Na segunda-feira, e na habitual visita ao blogue, desejei continuar a hibernação. Alguns dos últimos textos e comentários colocados são, na minha modesta opinião, lugares comuns com alicerces muito frágeis e que resultam em crítica fácil e destrutiva.

O blogue também necessita de quem escreva sobre a vida portuguesa, noutra perspectiva. Falar das mutações de Portugal nos últimos trinta anos: Como mudou a saúde, a educação, a habitação, o desporto amador e profissional, os equipamentos desportivos e sociais, as regalias salariais e sociais dos empregados, as comunicações, as ciências e tecnologia, a cultura, as artes, o tecido empresarial, a mentalidade e os hábitos da grande maioria dos portugueses, o respeito por Portugal no mundo e em particular na Europa, a integração de centenas de milhares de retornados oriundos das ex-colónias, a posição cimeira de Portugal nas novas tecnologias, etc.
Devemos falar com ênfase, do que é regra e não da excepção.
Devemos falar positivo e não negativo. Deixemos de ser os "velhos do Restelo".

Um país com oito séculos de existência, com a riqueza da nossa história e participação no mundo, deve merecer maior patriotismo.
Devemos apoiar tudo o que foi bem feito, deixando de olhar só para o nosso umbigo.
Temos de ser solidários com todos aqueles que ao longo de décadas, abdicaram de parte da sua vida em prol do país...e são muitos. Esses merecem o nosso testemunho de gratidão e a melhor forma de o fazer é enaltecer o seu trabalho, não os englobando nos "outros" que, felizmente, são muito poucos. Aos últimos, devemos ignorá-los e não publicitá-los.

Pela nossa idade, experiência de vida e sobretudo por sabermos como era este país há trinta anos, é nossa OBRIGAÇÃO ajudarmos a melhorar o que não está bem, construindo e não destruindo. Meus caros costeletas, a escrita é um veículo de comunicação terrível, e deverá ser utilizado com rigor e honestidade intelectual.
Jorge Tavares
costeleta 1950/56

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá Jorge Tavares
Já estava a estranhar esta sua ausência.
E esperava esta sua entrada a "botar água na fervura" nas verdades que têm sido escritas.
Mas a deixa é boa.
Haja saúde
Montinho

Anónimo disse...

Oh Jorge?!um abraco.
O nao concordarmos com uma visao de outrem , nao poe esse outrem no campo da "falta de seriedae intelectual".Penso eu.
Aos bons que serviram , tiro o meu chapeu, teem o meu respeito mas a patria tem-os compensado com reformas chorudas e presentei-os com a refleccao:-"Nao o que a patria pode fazer por ti mas, o que TU podes fazer pela patria"( Jack Kennedy)!
Isto dito e concordando que houve coisas bem feitas, nao deixa de ser verdade que muito ficou por fazer ou poderia ter tido melhores resultados e, nao podemos de deixar de faer a pergunta E A QUE PRECO? QUEM VAI PAGAR?
Nao creio que exista em mim um" deficite de seriedade intelectual" ao expor o meu ponto de vista...!
Escreve sempre . A tua ausencia estava sendo notada.
Um abraco meu caro
Diogo
ps... Vou ter visita neste proximo fim de semana da nossa prima comum e familia e vamos rever juntos os teus trabalhos aqui no blog. Ja' lhe prometi.

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Olá Diogo,
Nas divergências está a saúde da democracia. Política e religião são matérias dogmáticas e consequentemente muito complicadas para analisar com alguma superficialidade. Este nosso espaço não permite. Todavia, e porque abordas com frequência os EUA, dir-te-ei só a título de exemplo, que em Portugal o serviço nacional de saúde protege todos os portugueses e emigrantes, de igual modo. Nesse país tão rico, há 48 milhões de seres humanos que não estão protegidos e só tem saúde quem apresenta seguro ou cartão de crédito há entrada do hospital.
Como é possível? Podia abordar o ensino, a violência, o nível cultural, etc. Gosto dos EUA mas se dimensionarmos os dois, meu caro Diogo, este Portugal é bastante superior em muita coisas...apesar das nossas carências bem visíveis.
Bom serão com a minha prima e resto da familia..cumprimentos para todos

jorge tavares
1950/56
Nota:Qualquer comentário deve ser sempre interpretado no restrito âmbito da amizade e carinho que une todos os costeletas.

Anónimo disse...

Eh Jorge
Ja me fizeste rir.
Pensa so' um minuto e nao mais porque nao precisas nem o tema vale mais do que isso.
Num universo de Duzentos milhoes , dos quais vinte milhoes sao ilegais,existem quarenta e oito milhoes sem cuidados de saude?Um em quatro nao " pode" adoecer ou se tal acontecer morre a' porta das urgencias?
Aqui e' que me parece haver o tal deficite de seriedade intelectual.Ao menos que te tenhas enganado nos numeros?!
Com o tal abraco costeleta sempre a mesma amizade e espirito esclarecido
Diogo
ps... Nao me recordo de ter comparado muito a nossa politica com a americana ou falado nos estados unitos ao menos que te refiras ao ter citado a frase de Kennedy....Ela tem sido repetida milhoes de vezes por milhoes de seres a' volta do mundo.
Mais um abraco e escreve sempre