quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

ESCOLA DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO;.UMA GRANDE INSTITUIÇÃO DE ENSINO


(escola do magisterio primário em Faro)

A ESCOLA DO MAGISTÉRIO PRIMÁRIO DE FARO E OS PROFESSORES.DO ENSINO PRIMÁRIO

Foi uma instituição de ensino de grande competência e mérito. Conquistou com inteiro merecimento o seu espaço no campo das instituições de ensino e foi aplaudida pela sua dedicação à formação de professores. Eu andei por lá e quero aproveitar este espaço para expressar e dirigir aos meus professores da Escola do Magistério Primário o meu muito obrigado.

Como costeleta orgulho-me do auxílio que esta escola me deu, no que respeita `a colocação no mercado de trabalho.

Professor do ensino Primário foi o meu primeiro trabalho remunerado..

Para as raparigas, ser professora, no meu tempo já não era, em termos de remuneração, uma grande profissão; mas tinha muita dignidade.

Para os rapazes a grande parte não continuou e não apoiaram a profissão. Mudaram-se. Um que saiu sem que daí viesse a obter grandes melhorias fui eu; melhor seria ter ficado.

A escola estava localizada nas traseiras da Sé quando se vai para o Largo D. Afonso III.. As aulas práticas eram dadas na escolas primárias anexas à Escola do Magistério e ainda em S. Luís e Largo do Carmo..

Aí vai uma crónica de um professor primário anos 40

O PROFESSOR. LEITÃO E OUTROS

O Professor Leitão era o professor primário de SANTA BÁRBARA DE NEXE, aí por volta dos anos 40/50. Naquele tempo, um professor tinha aulas o dia inteiro e tinha as quatro classes e um bocado de trabalho com aquilo, porque tinha que leccionar leitura e divisão de orações, aritmética (com aquele problema das torneiras, muito complicado, que perguntava assim: Em quantas horas encheu o tanque?)

A coisa não era fácil pois na quarta classe desse tempo não se ensinava a regra de três simples, era tudo raciocínio lógico. Ensinava-se também História, com os reis todos e mais as dinastias e sobretudo a revolta de 1820 entre os Miguelistas e os Liberais, que era uma matéria difícil para uma criança de dez anos perceber.

Havia ainda as Ciências Naturais, onde se estudava o corpo humano, com os ventrículos e as aurículas e, ainda, os batráquios, mais não sei quê, mais não sei quanto.

A sala, que ficava ao pé da Torre da Igreja, era um armazém asseado. O professor morava ali também e a sala estava cheia de rapaziada (rapazes e raparigas) e havia um cântaro de água, com um copo para os alunos beberem. Um dia o Elias, que era um “Choninhas” e que se queixava muito dos outros ao professor, foi beber água ao cântaro. Escorregou, caiu, levou o cântaro atrás e o cântaro lá se foi...

Ao ouvir tal sarrabulho, o Leitão veio e... perante tal situação, virou a cara para o lado, respirou fundo e disse: “Elias, dá cá a mão! Agora são vinte, menino Elias, ouviu?” Nesse tempo, o grande auxiliar, do professor primário em geral e do professor Leitão em particular, era a régua que fazia milagres, como dizia o Mestre-Escola dos “Meus Amores”, do Trindade Coelho. E nisso o Professor Leitão era Mestre. Era cada dose ...

Apesar de tudo, é importante dizer que havia cooperação entre a Escola e a Família, resultando a (boa) educação do aluno do esforço das duas partes.

Os melhores alunos desse tempo foram os costeletas Eng.º João Pinto Faria, grande aluno quer na primária, quer na Escola Comercial e Industrial de Faro quer no Instituto Industrial em Lisboa e depois, o irmão, o igualmente Engº João Pinto Faria licenciado no IST .

Quando eu cheguei à Escola Comercial em Faro, em 52, estavam eles de saída, mas eram uns rapazes muito populares lá, jogavam muito bem à bola, o João a defesa central e o Zé a defesa esquerdo na equipa da Escola e nos juniores do Farense e anda foi campeão nacional de Judo.

Nos jogos com o Liceu brilhavam ambos porque eram fisicamente muito poderosos..

A escola primária desses temos era assim.

texto de
JBS

AS ESCOLAS PRIMÁRIAS



AS ESCOLAS PRIMÁRIAS
por JORGE TAVARES


Numa primeira abordagem falo da Escola Primária situada na Rua Serpa Pinto, e por esse motivo denominada então por "Escola Primária Serpa Pinto". Esta rua tem o seu início no Largo de São Sebastião (onde está instalado o Quartel da Guarda Nacional Republicana) e desemboca no Largo de São Pedro. Nessa escola frequentei a primeira e segunda classes, era seu director o Professor Ferradeira - homem austero, a quem nós classificávamos de "mau", pelo pavor que nos provocava.

Para aclarar as nossas memórias, lembro que o filho do professor ainda é vivo e foi durante muitos anos funcionário do antigo BPA, em Faro. Esta escola foi, mais tarde, desactivada e passou a Casa de Protecção das Raparigas. Ainda existe esse edifício.

A minha segunda escolha vai para a Escola Primária do Alto-Rodes: Situava-se inicialmente na Rua do Alportel, em frente do Café Carminho, local onde hoje está instalada uma casa de fornecimento e montagem de pneus. Frequentei nessa escola a terceira classe, era sua directora a esposa do primeiro dentista da cidade - Dr. Carlos Silva (sobrinho).
Quando foi desactivada, instalou-se nesse local uma barbearia denominada "Fernando Barbeiro". O seu proprietário, além de especialista na matéria, era um "filósofo" popular e interessantíssimo, pelo seu saber. Entretanto, o Estado Novo tinha dado início à construção de escolas primárias, que fazendo justiça às boas técnicas de marketing, denominou exactamente de "Escolas Primárias do Estado Novo".

A terceira escolha vai para a Escola Primária do Carmo: Nova escola que inaugurei com os exames da terceira classe. Esta escola, como o nome indica, situava-se e ainda se situa no Largo do Carmo .

A quarta - Escola de São Luis - foi igualmente denominada "Escola Primária do Estado Novo", tendo obtido anos mais tarde a actual denominação. Situada na antiga Rua Estrema ( hoje Rua João de Deus ), na sua confluência com a Rua Mouzinho de Albuquerque (nesta rua esteve instalado durante décadas o São Luis Parque, de saudosa memória dos nossos bailes de finalistas).

Frequentei nesta escola a quarta classe e nela fiz os respectivos exames, bem como o de admissão. Lamentavelmente, não recordo o nome da professora, embora saiba onde morava, pois essa casa ainda existe.

As abordagens seguintes vão para as outras escolas, que embora não tivesse frequentado, muitos "costeletas" farenses por lá passaram:

A Escola Primária do Bom João, que se situava na Rua Ataíde de Oliveira , quase na desembocadura com a Rua José de Matos (vulgo Rua do Bom João) e que tinha a particularidade de nas suas traseiras ter um campo de basquetebol ( o acesso era feito por um beco, justamente ao lado da escola), por onde passaram os melhores jogadores do Algarve, alguns nivelando ao melhor que havia em Portugal. Já não existe esse edificio. Deu lugar a casas de habitação.

A Escola da Sé, situada no Largo que lhe deu o nome, e paredes meias com a Escola do Magistério Primário, na qual todos os nossos "costeletas" professores adquiriram a sua formatura. Como particularidade desta, lembrarei que a grande maioria dos alunos do Magistério Primário faziam o seu estágio na Escola da Sé, iniciando dessa forma, a ligação entre os novos e os antigos "

colocação de
João Brito Sousa

PS- Este artigo de Jorge Tavares, um relato fiel das escolas primárias da cidade tema que me é particularmente afectuoso, sofreu alguns problemas de colocação. Aconteceu ... mas cremos que conseguimos resolver o problema e apresentar a estrutura do artigo como o tema e também o autor, merecem.

ab.
JBS