sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

EVOCAÇÃO


INTELECTUAL RESIDENTE EM FARO

JOSÉ CARLOS VILHENA MESQUITA


Nasceu 1-8-1955 em Vila Nova de Famalicão mas reside em Faro há mais de trinta anos, onde é Professor universitário e historiador.

Licenciou-se em História, na Universidade de Lisboa, com a média de 16 valores. Foi docente no ensino secundário, desde 1978 a 1983, e nesse ano iniciou a carreira universitária.

Em 1989, apresentou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, sendo aprovado com Muito Bom. Em 1997 doutorou-se em Economia, na Universidade do Algarve, sendo aprovado com “Distinção eLouvor”.

Leccionou desde 1983 a cadeira de «História Económica e Social», nos cursos de Economia e de Gestão de Empresas e de «História Contemporânea» no curso de Sociologia na Universidade do Algarve.

Proferiu dezenas de Conferências, escreveu ensaios e publicou centenas de artigos na imprensa. Fundou em 30-1-1998 a Associação dos Jornalistas e Escritores do Algarve da qual é Presidente.
Nos seus blogues,
http://algarvehistoriacultura.blogspot.com/
http://promontoriodamemoria.blogspot.com/
podem ser lidos artigos de alto conteúdo histórico da região. E da cultura também, como este, que vai a seguir:
José Azinheira Rebelo, um homem da cultura algarvia quase esquecido
Conheci de forma esporádica e quase fugaz o conhecido colaborador da imprensa algarvia José Azinheira Rebelo. Era um homem de bom coração, sempre disposto a ajudar os mais desfavorecidos, e sempre muito preocupado com a conservação do património histórico e cultura do seu Algarve, sendo que como olhanense era dos mais fervorosos amantes daquela vila piscatória. Por tudo isso, mas também por ter sido um assíduo jornalista, não só da sua terra-natal como também de todo o Algarve, não pode permanecer esquecido na memória dos vindouros. É em honra do seu bondosíssimo carácter e do seu afectuosos algarviismo aqui lhe traçamos um breve esboço biográfico.


José Azinheira Rebelo, nasceu em Olhão a 12-1-1925, e aí faleceu a 8-4-1999; era filho de João Arcanjo Rebelo, antigo solicitador forense, e de Clarisse Luísa Azinheira Rebelo, ambos naturais de Olhão e há muitos anos desaparecidos. Fez apenas a instrução primária, concluída na Escola mista de Brancanes, começando a trabalhar aos 11 anos de idade como marçano numa loja de Olhão. Aos 17 anos era empregado de escritório num armazém industrial, passando depois por uma oficina de serralharia até chegar a vendedor de uma empresa de Lisboa, de cuja delegação em Faro chegou a ser gerente. Aos 36 anos estabeleceu-se em Faro com uma loja de ferramentas, máquinas e artigos para a indústria, a qual deixou aos 66 anos de idade

Informação recolhida do blogue http://algarvehistóracultura.blogspot.com/


por JBS.

2 comentários:

Victor Venâncio Jesus disse...

João! Obrigado por recordares, o meu amigo José Azinheira.Acabei de ler a tua nota e de seguida vou á procura da origem dela.O que referes é muito pouco em relação á grande figura que ele foi.Eu tive a felicidade de ser companheiro dele, no Grupo nº6 de escoteiros em Olhão, durante vários anos e depois conviver com ele pela vida fora até ao seu falecimento. Um abraço
Victor

Anónimo disse...

CARO VICTOR,

O perfil do Zé Azinheira podes encontrá-lo no blogue

http://prmontoriodamemoria.blogspot.com

de autoria do Prof. Doutor José Carlos Vilhena de Mesquita.

Ab.
JOÃO