sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

FALANDO DE...

Cinema no Algarve na primeira metade do Século XX

CINEATAS ALGARVIOS (Para quem gosta de cinema)


Armando de Miranda

"Armando de Miranda (1904-75), natural de Portimão, foi jornalista cinematográfico, director da revista espectáculo e realizador de trinta e uma obras entre documentários, curtas-metragens e longas-metragens.
Da sua vasta obra, apenas de filmes directamente ligados ao Algarve. Em 1940 realiza, no Alentejo, “Pão Nosso...”, filme sobre a obra dos algarvios Gentil Marques e Leão Penedo (argumentista de “Sonhar é Fácil” e “ Saltimbancos”). Em 1943 realiza “Aves de Arribação”, os exteriores são filmados na Praia da Rocha (Portimão) e Lagos, a Barlavento e, em Olhão e Faro, a Sotavento. Os interiores são
filmadas na novíssima produtora algarvia “Cinelândia”. No texto que Roberto Nobre escreveu para a inauguração do antigo Cineclube Olhanense (1956) pode ler-se: 10 “Um dos realizadores portugueses que mais filmes tem feito. (...), por exemplo, a atenção para os belos efeitos de paisagem marítima obtidos por Armando de Miranda, com as rochas em “Aves de Arribação”2 A narrativa deste filme gira à volta de um caso de espionagem.
“Aqui, Portugal”, de 1947, centra-se no folclore Português. O filme percorre as várias províncias portuguesas e culmina no Algarve, com corridinho.
Armando de Miranda realizou, também, alguns documentários sobre o Algarve, como é exemplo “Algarve Encantado” , de 1938, e “Algarve , Terra de Sonho”, de 1948."
RC

Sem comentários: