quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

LÍNGUA... MATERNA

Minha língua materna é portuguesa
E é por excelência soberana;
CAMÕES a enalteceu... lhe deu beleza
Ao escrever a "Heróica... Lusitana" !
E por ser valiosa e com rigor,
Sublimou a nobreza do seu Povo
Que no mundo alcançou real valor ...
Mas foi adulterada... e eu reprovo
A forma como está a ser tratada
Sofrendo de "pobreza"... e quem se importa!?
A língua que era rica, bem falada,
"ANDA AGORA A PEDIR DE PORTA EM PORTA"!

O idioma firme, em meu país,
Referenciava, estilo e argumento
E o gosto p 'la leitura era a motriz,
Em Obras de Escritores ... com talento:
- Guerra Junqueiro, Eça de Queirós;
Garret e Herculano... e na memória
João de Deus, que dera a meus avós
A luz da "aprendizagem obrigatória"...
Araujo Correia e o Pessoa
Fizeram da palavra algo divino!...
Por isso, em meu ouvido, ainda soa
"A LINGUA QUE APRENDI EM PEQUENINO"!

Maria Romana
2º Prémio - Peso da Régua - 1999

2 comentários:

MAURÍCIO S.S DOMINGUES disse...

Excelente, Maria Romana .

Quem lê hoje Junqueiro, Eça,
Garret, Herculano e Júlio Dinis ?
Os programas escolares dão
hoje preferência a Saramago e
outros feiticeiros que estão
na moda.
Quando me lembro de que há
mais de trinta anos, nas provas
escolares, "escritos" de Samora
Machel substituiram os"LUSÍADAS",
fico enjoado de tanta estupidez.
Felizmente estamos a arrepiar
caminho.

Um abraço do Maurício

Anónimo disse...

Parabéns colega Maria Romana
O Mauricio tem toda a razão, mas é cada vez necessário, alertar e denunciar essa infeliz situação.
Ninguem melhor do que a Maria para continuar a divulgar e pura lingua portuguesa.
Nós cá estaremos para apoiar e comentar positivamente tudo o que for feito em prol dessa mesma lingua.
Fico sempre aguardando os seus trabalhos. Venahm eles.
Palmeiro