quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

RELEMBRANDO GRANDES FIGURAS ALGARVIAS

MÁRIO LYSTER FRANCO

De Alfredo Mingau

Mário Augusto Barbosa Lyster Franco, de seu nome completo, nasceu em Faro a 19-2-1902, no seio de uma família ilustre. Fez os seus estudou preparatórios e liceais em Faro. Seu pai, o pintor Carlos Augusto Lyster Franco, natural de Belém, foi uma das personalidades mais distintas e admiradas na sociedade farense dos princípios do século XX, tendo sido meu professor da disciplina de Português, nos anos 40, na nossa Escola Tomás Cabreira da Rua do Município.

O Dr. Mário Lyster Franco, era um intelectual de fina têmpera e raro talento, que se bateu denodada e acerrimamente em defesa dos valores humanos, paisagísticos e culturais que melhor caracterizam a nossa região.

Ser algarvio para Lyster Franco era um orgulho

O "Estado Novo" nomeu-o para a honrosa responsabilidade de Presidente da Câmara Municipal de Faro, onde se manteve durante dois mandatos, de 1932-34 e 1937-39, prosseguindo depois ainda mais alguns anos como vereador

Uma das suas iniciativas mais curiosas foi a criação em 23-6-1932 do Museu Antonino de Faro, o segundo do país, e até há bem pouco tempo o mais visitado do Algarve.

Em 1946 assumiu a direcção do semanário «Correio do Sul», o mais prestigiado órgão da imprensa algarvia de todos os tempos, ao leme do qual se manteria quase quarenta anos

Faleceu a 20-8-1984, na Clínica de S. José de Camarate, em Lisboa, onde dera entrada oito dias antes.

A lista de obras de Mário Lyster Franco reparte-se entre a arqueologia, a história e a literatura algarvia, num total de trinta títulos, dos quais nunca se fez uma reedição

A publicação da Algarviana - Subsídios para uma Bibliografia do Algarve e dos Autores Algarvios, essa sim a obra da sua vida, uma publicação que teve o mérito de José Carlos Vilhena Mesquita em que este afirma sem exagero, a alma-mater da cultura algarvia.

O Dr. Mário Lyster Franco foi professor na nossa Escola Tomás Cabreira, da Rua do Município, e recordo-o como presidente do Júri do meu exame de Dactilografia em 1943.

(Nota) - Como já afirmei num comentário, a minha colaboração em “Relembrando Grandes Figuras Algarvias” é feita no sentido vernáculo, que tem e continuará a projectar-se sobre e apenas, figuras do nosso Algarve, focando, somente, a minha pesquisa, na parte sintética da personagem, no sentido do reconhecimento delas.
AM

3 comentários:

João Brito de Sousa disse...

Para o AM,

Viva.

Comentário e umas achegas:

Boa crónica.

O Dr. Mário Lyster Franco é uma personalidade que, culturalmente, levou longe o nome da cidade, por isso, está, por direito próprio, bem colocado na galeria do AM, recordando figuras algarvias.

O Prof. Doutor José Carlos Vilhena Mesquita, Professor universitário e historiador, no seu blogue http://algarvehistoriacultura,blospot.com,

considerou o Dr. Mário Lyster Franco como a personalidade mais emblemática do regionalismo algarvio no século XX.

E refere ainda que MLF, privou de perto com grandes personalidades como Manuel Teixeira Gomes, José Leite de Vasconcelos, Bernardo de Passos, Cândido Guerreiro, Emiliano da Costa, José Dias Sancho, Amadeu Ferreira d'Almeida, Salazar Moscoso, Ferreira de Castro, Júlio Dantas, Assis Esperança, José Neves Júnior, Carlos Porfírio, etc.


Na galeria das personalidades cimeiras da cultura e da alma regionalista do povo algarvio, assume particular destaque a distinta figura do Dr. Mário Lyster Franco, um intelectual de fina têmpera e raro talento.


NOTA- Alfredo, porque não abres uma excepção e fazes aí um estudo sobre a personalidade do Prof. Doutor José Carlos Vilhena Mesquita, um catedrático de grande competência, não Farense, mas que reside em Faro há mais de trinta anos?.

Ab do
JBS

Anónimo disse...

(Com pedido de publicação em comentário)
Meu caro Brito de Sousa
As minhas crónicas sobre o tema "Grandes Figuras Algarvias", somente dessas figuras procuro relembrar.
Neste caso, o Dr e Prof. José Carlos Vilhena Mesquita, sendo natural de Vila Nova de Famalicão,não poderei incluir neste tema que criei.
Sendo fácil pesquisar a biografia e obra deste professor, porque não o amigo Brito de Sousa encarregar-se de fazer? Sentir-me-ia bastante satisfeito se o fizesse
Um abraço do
Alfredo Mingau

Anónimo disse...

Para o AM.

BOM DIA.

Aceito o desafio e vou fazer isso.
Aí vai um abraço do

JBS