terça-feira, 16 de fevereiro de 2010




A crueza dos números


Abrir o blogue dos costeletas e ler os seus textos e comentários continua a preencher algum tempo do meu espaço de leitura.
Com alguma tristeza, esse período tem vindo a diminuir e por vezes, limito-me a abrir e fechar o site, porque há pouco ou nada para ler.
Esta situação, aliada à curiosidade natural da minha formação profissional, conduziu-me à análise do conteúdo estatístico inserido, e muito bem, no blogue e referente ao número de textos publicados por dia/mês/ano.
Duma forma sucinta passo a descrever:
No ano de 2009 os textos publicados mensalmente, de Janeiro a Dezembro, foram os seguintes:47, 41, 35, 44, 30, 44, 39, 57, 68, 78, 107, e 101.
Em Janeiro de 2010, o número de publicações foi de 49 e nos primeiros 10 dias de Fevereiro, foi 8.
Estes números demonstram que no ano transacto o blogue foi enriquecido com a participação dum maior número de textos a partir do mês de Agosto, atingindo o seu nível mais elevado nos primeiros 10 dias de Dezembro.
Esta tendência inverteu-se a partir do final de Dezembro, tendo-se agravado particularmente, no mês passado, sendo que a expectativa para o corrente mês não é melhor.
Procurei fazer uma reflexão sobre as razões que possam estar na base deste aparente vazio de colaboradores, analisando quem escrevia, quem escreve, quem comentava e quem comenta.
Penso ter encontrado algumas razões para tal, mas porque as mesmas poderão ser demasiado críticas e algo fracturantes, limito-me a transmitir as que individualmente me assistem: Também deixei de escrever e comentar ... por desmotivação ( talvez temporária).

Um abraço costeleta

Nota: Acabei de tomar conhecimento da c omemoração do quinquagésimo aniversário de casamento dos costeletas e particulares amigos - Mimi e João, bem como Maria José e Rui. Parabéns a ambos os casais pelo bonito aniversário, especialmente como exemplo para as novas gerações.

Jorge Tavares
costeleta 1950/56

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jorge
Cumprimento o teu "regresso".
Tens toda a razão Jorge. Um dos que mais contribuiram com várias dezenas de textos foi o Alfredo Mingau. E aqueles que mais contribuiram contra a sua presença, afastaram-se.Motivo porque o "homem" tenha pensado que o seu afastamento poderia contribuir para o regresso deles, tomou essa decisão. Afastou-se.
Mas, para que o blogue continuasse era necessário que eu ficasse. E fiquei!
Repara Jorge: não tenho preconceitos de qualquer espécie e nunca fui surpresticioso. Coloquei no blogue tudo o que mandaram mas, tem sido puco o que enviam e não tenho capacidade para escrever sosinho para o blogue. É imperativo que todos contribuam e aceitem "quem quer que seja" que queira contribuir.
Espero que este teu texto seja o prenuncio do teu regresso e que outros também o façam.
Um abraço
Rogério Coelho

Anónimo disse...

A CRUEZA DOS NÚMEROS

O teu texto JORGE, quando o li, não me entrou bem, sem saber porquê, e por isso não o comentei logo.

Fiquei a pensar....

E hoje voltei a ele, conseguindo vê-lo por outro ângulo.

E concluí

que afinal houve total dedicação à causa, ou seja, o texto é o resultado dum trabalho por ti efectuado.

Fizeste um trabalho estatístico para o blogue, o que é sempre de enaltecer.

Parabens, portanto.

Agora,

Escrever para o blogue é difícil e isso nota-se na produção que tem vindo a ser publicada, onde, histórias da Escla que cada um de nós tem pelo menos 4 ou 5 não vem nenhuma, donde

tu abrires e fchares o blogue.

Mas o teu artigo pode ajudar, a ...

Ab.
JBS

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Jorge
Hoje, dia 26 de Fevereiro, estive a fazer uma contagem e verifiquei que:

Desde 1 de Fevereiro até hoje contei:
37 textos;
42 comentários.

Um abraço
RC