terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

DO CORREIO

Padeira


RUA BRITES DE ALMEIDA


Todos os Costeletas conhecem esta Rua , que vai do Largo do Pé da Cruz até “ ao Largo da Alagoa “ Praça Alexandre Herculano e também é continuada por outra Rua que dá até ao Arco do repouso início do Largo São Francisco .
Foi uma Mulher do Povo cuja vida se tornou Lendária ! nasceu em 1350 , talvez entre Faro e Loulé . Filha de donos de uma pequena taberna , bem cedo se revelou uma moça nada de acordo com o papel de submisssão tradicional da mulher nessa época . Falam que não era bonita mas sim muito Forte , se fosse actualmente de certeza que teria fama de lésbica.
O jogo do Pau era uma arte que o Povo cultivou até há cerca de meio Século, como forma de defesa imitando a espada “ arma da época “ e Brites cedo dominou o jogo do Pau e também a espada . Ficando orfã pouco depois dos vinte anos , vendeu todos os seus bens e se fez ao mundo, andou de feira em feira, cidade em cidade e sua fama de valentona a procedia . Foi essa fama , que levou um soldado alentejano machista e fanfarrão a lhe propor de forma maldosa “ casamento “ , ao que ela o desafiou para um duelo e se ele vencesse casava ( entendem ? ) com ele . Por acidente o feriu de forma profunda que o levou á morte .
As leis na época eram muito sumárias e matar um soldado era crime grave , a nossa conterranea decide fugir para Espanha embarcando num Barco o transporte mais prático na época , não contava era que a embarcação fosse atacada pelos Piratas mouros que assaltavam as costas Portuguesas da mesma forma que os Portugueses e Espanhois assaltavam as do Norte de África , acabou sendo presa e vendida como Escrava em Argel a um senhor que também era dono de outros dois escravos Portugueses .
A vida como Escravo não era fácil e ela pela mãnha se finge de obediente , até que surge a oportunidade e matam o Dono , roubam um Barco e fogem . No entanto uma tempestade atrapalhou os objectivos e acabaram por apanhar terra próximo da Ericeira .
Não tinha prescrito ou sido esquecido o caso da morte do soldado , sabia que podia ser apanhada e daí convenceu os companheiros a seguirem sua vida , se disfarça de Homem compra 2 mulas e exerce actividade de Almocreve ( transportes de terra em terra de mercadorias ) mas não sendo já muito nova esse modo de vida torna-se difícil , e passando por Aljubarrota é informada que a Padeira da terra está muito velha e precisa de uma ajudante acabando por ser admitida , passado dois a tres anos morre a padeira e Brites fica herdeira da Padaria .
Todos conhecem os factos históricos que levou á batalha de Aljubarrota , a nossa Algarvia já com cerca de 40 anos e debaixo daquele entusiasmo ouve o fragor da batalha e não aguenta, o antigamente vem à tona. Corre para o campo da peleja, recolhe a espada de um moribundo e trata de juntar-te à tropa portuguesa e à arraia-miúda que perseguem os espanhóis já em fuga .
Desgrenhada, esfarrapada, ensanguentada, ao anoitecer chega a casa. Estranha que a porta do forno da padaria esteja fechada quando tem a certeza que a deixou aberta. Trata de reabri-la e dentro do forno vê sete soldados castelhanos que fingem dormir. Agarra na pá de ferro e começas a arrear porrada valente em todos eles. Gritando de dor, vão todos saindo, um a um. é quanto basta para que, dando um golpe na nuca de cada qual, todos eles tombam mortos. Diz-se também que, depois do sucedido, Brites teria reunido um grupo de mulheres e constituido uma espécie de milícia que perseguia os inimigos, matando-os sem dó nem piedade.
Consta que se casou mas se desconhece a data da sua morte .
A história desta padeira se tornou célebre e Brites foi transformada numa personagem lendária , uma heroína transmitida e celebrada pelo povo nas suas canções e histórias tradicionais . A 14 de Agosto, há uma procissão em Aljubarrota. E à frente dessa procissão vai sempre a pá de ferro atribuída .
Desconheço se a Placa da Rua brites de Almeida faz menção á Padeira de Aljubarrota ?
Aproveito para enviar um abraço ao costeleta Alfredo Mingau autor da Rubrica e agradecer as dicas que me deu .
Saudações Costeletas
António Encarnação

1 comentário:

Anónimo disse...

olá recebi essa mensagem para visitar este blog gostaria de saber noticias sobre Antonio Encarnação pois ja tem alguns anos que nao tenho noticias se possivel responda o mais rapido possivel no e-mail tiagomoreiracorreia@yahoo.com.br obrigado e aguardo noticias em breve!!!