sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010



GRANDES FIGURAS ALGARVIAS


De Alfredo Mingau

FILIPE FERRER

Muitas vezes o encontrei cumprimentei e conversámos na Rua de Santo António, em Faro, principalmente á noite, passeando com o seu grande amigo Rafael Correia autor do programa “Um lugar ao Sul”, programa património, de boa memória.

Luís Filipe Martins Lopes do Rosário (Nasceu em Faro, 25 de Agosto de 1936 – Faleceu em Lisboa, 26 de Junho de 2007), conhecido pelo pseudônimo Filipe Ferrer, foi um actor, cantor e encenador português.

Filipe Ferrer nasceu em Faro, tendo estudado no liceu da capital algarvia. Iniciou a sua carreira artística aos 13 anos no Colégio de Santo Tirso, onde estudou declamação e teatro, e mais tarde viajou para o Brasil, Paris e Londres.

De regresso a Portugal, a partir da década de 1980, participou em mais de 60 filmes para cinema, nomeadamente "Camarate" e "A Bomba" (ambos de 2001), entrou em 15 telenovelas e séries de televisão, como por exemplo "Casino Royal", "Médico de Família", "Repórter X" (1987), "Querido Lilás" (1987) ou "Bocage" (2006).

Realizou filmes publicitários e reportagens para a RTP, fez pelo menos 14 peças de teatro para palco e para televisão, como por exemplo "As Pestanas de Greta Garbo", um "one-man-show" original do artista "sobre a história secreta de alguns rapazes e raparigas" da sua geração, "nascidos em Portugal, em meados dos anos 30".

Foi director de vários grupos amadores de teatro e trabalhou como actor em companhias tão distintas como a Companhia Nacional de Teatro, Teatro do Nosso Tempo ou Casa da Comédia.

Faleceu no Hospital Curry Cabral, aos 70 anos de idade, vítima de doença prolongada.
IN Wikipédia
Recebido e colocado por RC

1 comentário:

Anónimo disse...

CARO ACTOR FERRER,

Estejas onde estiveres, te saudo.

Só o vi na TV e gostava de o ver actuar.

O teatro é uma arte nobre onde ou se sabe representar ou não se sabe.
Não há meio termo.

A fronteira é ténue e é por isso há poucos bons actores. E é um trabalho duro e difícil mas recompensador para quem o desempenha... bem.

O Aurélio Madeira e o Joaquim Teixeira são dois actores costeletas, de grande talento, para colocar ao lado do "bife" Felipe Ferrer.

Uma boa recordação ó Alfredo.

Ab.
JBS