sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010


OS POETAS

Um poema, é uma forma de comunicar que contem algo de belo e sai da alma de quem os produz – os poetas. O poema tem que nos encantar, tem que nos dizer coisas que mexam connosco, que nos façam sorrir ou, inclusivamente, nos faça surgir uma lágrima na face.

A poesia, pode ser triste como uma noite fria de inverno, mas é sempre digna, apesar de, às vezes, ser mentirosa. Porque faz sonhar. Mas, apesar disso, é uma boa companheira. Foi António Nobre que disse a propósito do seu livro, o “Só”, tenham cuidado não vos faça mal que é o livro mais triste que há em Portugal.

Um poeta é tido como um escritor e tem uma missão a cumprir; tornar os seus leitores melhores pessoas. A poesia ajuda-nos a ver a vida por outra forma e se não nos faz feliz, pelo menos evita que sejamos infelizes, como disse Vargas Losa.

É uma forma de comunicação fortemente relacionado com a música; tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Tal como na música, o ritmo, tem uma importância fulcral na poesia.

A poetisa Sophia de Mello Breyner fazia os seus poemas e declamava-os em simultâneo.

Os poetas cantam a vida. Como o poeta popular António Aleixo, que sendo mais ou menos analfabeto, cantou a vida em quadras lindas. Como esta: quem trabalha mata a fome/ não rouba o pão de ninguém/quem não ganha o pão que come/rouba sempre o pão de alguém.

A Maria José Fraqueza, o Casimiro de Brito, o Mário Zambujal, o Orlando Bica, o Augusto Silva, a Maria Romana e se calhar outros, são referências da poesia costeleta.

Espero que continuem.

Ab.

João Brito Sousa

2 comentários:

Anónimo disse...

ola gostaria de saber noticias sobre Antonio Encarnação se possivel me mandar e-mail ficarei muito grato meu e-mail é tiagomoreiracorreia@yahoo.com.br

Anónimo disse...

AO ANTÓNIO ENCARNÇÃO,

Viva,

Tens aí um amigo, pá.
Responelhe.

Ab.
JBS