segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Os politicos,o circo e o bater mal da bola.

No nosso país,onde se fala de milhões nos dias de hoje como se falava de escudos quando eu cresci,como se fossem copos de água,pode parecer que os esbanjamentos governamentais são coisas abstactas,que nunca nos batem à porta,diluídas em obscuras contas do orçamento do estado que poucos ligam e muitos menos entendem.
Na última semana,porém vieram a público números de fazer arrepiar o cabelo até aos mais incautos e distraídos.E, mais ou menos é isto.Só para manterem os cinco estádios levantados de raiz aquando da realização do campeonato da europa de 2004, e para amortizarem as ajudas que concederam aos clubes locais nas obras de acesso a outros estádios, oito Camaras Municipais vêem-se hoje a braços com uma conta calada de 26 milhões de euros anuais em amortizações,juros e manutenção.Braga,Leiria,Aveiro,Faro,Loulé ,creIo que Porto e Guimarães tambem,gastam assim em contas redondas 71 mil euros por dia para pagarem uma folia que durou mais ou menos um mês e de que já ninguem se lembra.
Alguns estádios estão às moscas (o nosso por exemplo!).
Em outros,abrir os portões custa tão caro que o melhor é dixá-los fechados a sete chaves( Aveiro).
Na maioria dos casos, as edilidades só desejariam vender os mamarrachos assim houvesse algum interessado.
Quando os políticos nos presenteiam com o circo que em Portugal sempre substitui o pão, talvez devêssemos fazer melhor as contas.
Antes de TGVs,aeroportos e tal e tal,fazer contas antes.Não depois.
Sei que nem todos concordam, antevejo o meu amigo JBS,amante de futebol,vir à liça dizendo que houve mais dinheiro mal gasto e,eu concordo mas esta é a minha reação à noticia e, vale o que vale. Uma opinião de contribuinte!
Se fôr publicado,um abrço para todos.
Diogo

1 comentário:

Anónimo disse...

MEU CARO DIOGO

Viva.

O futebol, para mim, como prática desportiva é, ou deveria ser, pelo menos eu assim penso e tenho deixado escrito, uma disciplina de formação, instrução e educação, quer do atleta quer de quem o aprecia.

Eu gosto de futebol arte, do futebol que respeita a competição,
que proporcione espectáculo e emoção.

Admiro um golo de livre directo a cinquenta metros.

Adorava ver jogar o Rialito e o Zé Gonçalves do Farense. Pura magia.

Recordo que o Presidente Manuel Teixeira Gomes, adorava ver jogar o Tamanqueiro, do Olhanense, pela sua pujança física.

Recordo a linha avançada do Vasco da Gama do Rio de Janeiro, Sabará, Maneca, Vavá, Pinga e Parodi.

Sei apenas que eram fantásticos.

Mas vi jogar Garrrincha, Pele,Vava, Didi e Zagalo na seleção do Brasil de 56, creio.

E vi jogar Maradona ... e outros.

Assumo que gosto de futebol...

Quanto à gestão dos estádios estou inteiramente do teu lado.

Desconheço as contas que foram feitas, sou dessa área profissional, e, claro, a ser como dizes, o que acredito, não estou de acordo com essses dispêndios.

Desculpem-me a lenga lenga, mas gosto de futebol e sou pela verdade e justiça.

A esse velho da Senhora da Saúde,
aquele abraço.

E para os outros também.

João Brito Sousa