sexta-feira, 5 de março de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO


A internet e o correio electrónico


Quando diariamente inicio a minha utilização do computador, a primeira tarefa é abrir toda a correspondência recebida e que, em regra,´e composta por algumas dezenas de emails.
A experiência aliada a alguma vulgarização deste tipo de informação, obrigaram-me a tomar determinadas providências, das quais destaco:
-Criar impedimentos de entrada a determinados remetentes, não só pela qualidade dos textos, como pelo perigo da existência de vírus que possam destruir a informação e programas contidos em disco;
-Classificar a correspondência em três tipos:
- Sem interesse ( cada vez são em maior número );
- De grande e particular interesse;
- Interessantes, mas sujeitos a confirmação.
No primeiro grupo, utilizo a ferramenta que os construtores informáticos criaram: A famosa tecla Delete, ou Eliminar, com a qual apago de imediato esse "lixo".
No segundo tipo de classificação, selecciono os que são de natureza profissional, e reencaminho para os respectivos destinatários, tendo em conta a natureza e âmbito da questão. Se são remetidas por amigos e interessantes do ponto de vista educativo, lúdico ou de cultura geral, guardo em arquivo e simultaneamente envio a outros amigos para que partilhem esse conhecimento ou prazer, do qual já disfrutei.
Reservei para último, o terceiro tipo de emails,por serem justamente a razão deste meu texto.
São emails que recebo com frequência, oriundos de amigos, razão porque à partida não os classifico no primeiro grupo, mas que pela sua natureza e conteúdo, posteriormente entendo serem de credibilidade mínima. E penso:
Responder a quem me enviou e reenviar a outros argumentando que não acredito, seria perder tempo. Algumas pessoas "querem" acreditar e é muito mais fácil divulgar, mesmo que isso possa significar má informação ou maledicência.
Procurei uma solução que fosse mais credível: Comprovar! Alguns emails permitem pesquisar e esclarecer junto dos visados (pessoas ou organismos) confrontando-os com a informação recebida. Tenho tido o grato prazer de receber respostas esclarecedoras e que em regra, confirmam a enorme quantidade de falsidades e mentiras que circulam na internet, e a que só posso atribuir a intenção de maldizer e denegrir terceiros, quase sempre sem o mínimo de fundamento. A internet revolucionou o conhecimento, tornando-o acessível à distância de um clique, contudo com o problema inerente a todos os excessos... carece de triagem e essa, nem sempre temos capacidade de a fazer com lucidez.
Estimados costeletas que tenham a paciência de ler este texto até ao fim, informo-os que, no meu computador tudo o que "cheira" a "lixo" tem o devido caminho - DELETE - venha o email donde vier.

Jorge tavares
costeleta 1950/56

4 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro Jorge
Plenamente de acordo com o "miolo" deste teu texto.
Tens toda a razão: Humor, anedotas, politiquices,vídeos pornográficos, fotos "playbois" etc., etc. etc., é TUDO LIXO.
A tecla "delete" ou "excluir" é para isso mesmo, mandar para a "lixeira"
Mas, há sempre a hipótese de enviar um maile dizendo: NÃO ME MANDE MAIS NADA DESTE GÉNERO.

Pela minha parte e, "para bom entendedor...
Um grande abraço
RC

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Caro associado Jorge Tavares
Sobre o assunto desta mensagem somos a informar o seguinte:
1 - O maile da Associação apenas trata de assuntos que lhe digam respeito e que sejam para transcrever no blogue. Todos os restantes são de imediato excluidos, sem resposta;
2 - Da mesma forma só enviamos aos nossos associados respostas ou assuntos do "foro" associativo.;
3 - Não publicamos no blogue textos que contrariem os estatutos ou que ofendam terceiros;
4 - O assunto exposto não se enquadra no âmbito do maile ou do Blogue.

Cumprimentos.
A Direcção

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu caro Rogério,


Numa leitura mais atenta tornaria desnecessário quaisquer interpretações pessoais, até porque não faz o meu genero mandar "recados" desta forma aos meus amigos mais chegados. Para esses remeto correspondência pessoalizada, e se entender que é necessário, telefono.
A frontalidade é um dos meus muitos defeitos, e que me tem grangeado enormes custos ao longo da vida.
O texto teve como objectivo relatar alguma preocupação que tenho tido na busca da verdade, quando sou receptor de informação de cariz altamente duvidosa. Fico sempre incomodado com estas "informações" que correm mais rápido que a corrente dum rio, sem nunca ficar a saber aonde fica a sua nascente.
um abraço
jorge tavares

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Costeletas membros da nossa Direcção,

Procurei nos meus registos informáticos e na minha memória e não encontrei qualquer email oriundo da direcção, que não tivesse outro motivo que não fossem os textos que remeto para publicação.O mesmo se aplica no sentido inverso.
Jamais me ocorreria pensar, que qualquer membro da nossa Direcção poderia utilizar o endereço informático da mesma, para outro uso que não fosse estritamente da Associação.
Colocado o assunto nestes termos, pareceu-me a despropósito o vosso comentário.
Um texto que pretende unicamente "falar" da maledicência que circula na internet,lamento que tenha sido tão pessoalizado.
Meus amigos, olhando pelo lado positivo, diria que o texto VALEU porque já estamos "falando"...por vezes o silêncio fere mais, do que o ruido.
Um abraço
jorge tavares
costeleta 1950/56