segunda-feira, 15 de março de 2010

MODALIDADE - CONTO LIVRE

"O Planeta Azul... Em Destruição!"

De Maria Romana

Conta-se que há muitos, muitos anos, possivelmente esquecidos no tempo, vivia numa pequena mas, graciosa Aldeia, paradisíaca, situada entre a montanha e o mar, um pastor de idade avançada. As suas longas barbas eram tão brancas, como a pureza da sua alma!
Ele nascera nesse recanto do mundo e nunca conhecera outros ambientes!
Samuel, assim se chamava o ancião, amava muito a natureza e tudo que se relacionava com a vida, a sua grande paixão! Sempre que as condições físicas lhe permitiam, subia ao cume dos montes para avistar a imensidade do mar, esse mar que ele considerava a base da vida no "Planeta Azul"... E, quando se sentia inspirado para a meditação, procurava as copas das árvores e ao som do chilrear da passarada, fechava os olhos para que a mente se descontraísse. Levado pela agradável sinfonia, reflectia sobre a grandeza da Terra e o mistério que a envolve.
Foi numa dessas ocasiões que ele sentiu uma forte sonolência e acabou por adormecer profundamente. Mas, o seu espírito parecia alado, voando pelo vasto universo do imaginário. Nessa movimentação, apercebera-se de que a Terra estava a sofrer mutações, muitas coisas aconteciam!... Assim, vagueando, ouvia uma voz serena e dócil que lhe dizia:
- "Meu velho, sabes que a vida é preciosidade divina mas está a ser martirizada por tantas atrocidades. O que vês é apenas, a sombra da realidade! Desentendimento entre a Humanidade - Guerras; Famílias destruídas e tantos outros males...
O homem é um ser inteligente mas sequioso de ambições... Que o pode levar à sua própria destruição!
Por isso, é urgente que se mude as mentalidades, em favor da Paz, evitando assim, que problemas mais graves possam advir... Muitas outras coisas, Samuel viu e ouviu, durante o "sono profundo"!. .. Quando acordou estava confuso, perturbado... Compreendeu que algo de extraordinário lhe tinha acontecido. Apertou a cabeça entre as mãos e chorou amargamente, por ter percebido, através daquele "sonho especial", que as maravilhas do Planeta Terra e a própria vida estavam em perigo Iminente! Passado o impacto emocional e, apoiado a um bordão, do qual já não prescindia, dadas as suas poucas forças, decidiu subir até ao ponto mais alto da montanha. A escalada íngreme e difícil, fez com que o ancião quase desfalecesse mas, a vontade de lá chegar era superior à sua fragilidade... Alcançado o cume de um monte, o ancião gritou ao vento, pedindo-lhe que levasse ~s suas "asas" e ~. difundisse pela humanidade, a seguinte mensagem: - "Homem ouve com atenção o que te digo, preserva a Vid5111çw~.ela é uma dádiva de Deus, não a destruas... Tenta remediar o que ainda está na tua mão ... -" Em seguida, ele ajoelhou sobre o chão agreste e suplicou ao Ser Divino, para que perdoasse as iniquidades dos homens e os fizesse reflectir nos erros que cometem. Depois, lentamente, desceu o escarpado monte. Mas antes de se recolher, como eremita, numa rocha escavada e carcomida pelo tempo, contemplou demoradamente a bucólica paisagem e ali ficou em oração, até que as forças lhe permitissem, penitenciando-se por aqueles que tanto mal fazem!... Esquecendo-se da verdadeira missão, a Paz, entre os Povos deste Mundo!...

o Insólito

Sem comentários: