domingo, 23 de maio de 2010

DO CORREIO ELECTRÓNICO



Bom Dia.


Saudo com alegria o regresso do João Brito Sousa ao Blogue dos Costeletas.
Conheço o JBS(pecial), meu velho amigo e colega desde os bancos da escola primária de Mar e Guerra, onde rasgámos os primeiros fundilhos das calças,e aprendemos a ser: bons alunos, colegas e amigos. Quiz o destino que ao longo da vida, embora em ramos diferentes de actividade profissional, nos tenhamos encontrado muitas vezes, e partilhado os testemunhos das nossas experiência de vida, como emigrados em Almada, aventureiros em África, passagem pela reparação naval nos anos das vacas gordas, etc. Fomos muito pouco acomodadiços ao tacho, talvez por isso tenhamos experimentado variados ofícios, o que acho eu, nos fez bem ao curriculum vitae, que se quer rico e variado, como a alimentação mediterrânica. Porém foi com o advento do Blogue que eu vim a tomar conhecimento da Veia artística do João, no campo da escrita e poesia, e no seu livro Lucidez de Pensamento, e em alguns dos seus poemas tenho reencontrado algumas vivências perdidas. Agradável surpresa. Nunca tinhamos até aí, falado sobre as nossas preferências ou prendas culturais.
Pois se me permitirem gostaria de dedicar-lhe também este modesto soneto, da minha lavra:

MUSA

Andavas à tanto tempo de mim ausente
que te julgava já, p'ra sempre perdida.
Regressas quando de ti estou carente,
e vens dar mais vida à minha vida.

Regressas, quando ainda é Primavera
e ofereces-me dois cardos, mas floridos;
valeu a pena tão longa e penosa espera,
recebo-os como a dois filhos queridos.

Como o vulcão que de suas entranhas,
explodindo, espalha lava cinza e poeira
tu te abriste, na estação das borboletas.

e, em imensas golfadas e nuvens tamanhas,
espalharás poemas sobre a Tomás Cabreira;
para que deles se fartem os Costeletas.

J. Elias Moreno
Caparica,19 de Maio de 2010

Sem comentários: