terça-feira, 25 de maio de 2010

do correio electrónico


O ESPÍRITO COSTELETA

Costeleta é um aluno do ensino técnico profissional dos anos 50. O espírito costeleta nasceu lá. Para ficar. As minhas grandes amizades foram forjadas na escola. E ainda resistem.

O espírito costeleta tem um rumo ou deveria ter; chegar à solidariedade.

Com um pouco de tolerância, seríamos únicos.

É por isso que tenho saudades do meu primeiro parceiro de carteira. E de todos os outros.

Serei sempre um aluno.

Deixo-vos um abraço.

João Brito Sousa

7 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Olá Ermão
Isto quer dizer que eu não sou "Costeleta"!!!???
Eu tirei o curso na Tomás Cabreira nos anos 40...
Como é?
Rogério Coelho

Anónimo disse...

Meu caro João,

Para partilhar em absoluto o teu pensamento, acrescentaria que o "nucleo duro" do espirito costeleta, nasceu nos frequentadores da escola nos anos cincoenta..embora, todos os que a frequentaram, antes e depois daquele periodo, obviamente que tambem são costeletas.

um abraço
jorge tavares
costeleta 1950/56

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Olá Jorge Tavares
Discordo em absoluto.
Quando em 41 entrei para Tomás Cabreira na Rua do Município, já era frequente falar-se dos Costeletas e dos Bifes.
Grandes desafios de futebol se fizeram emtre os Costeletas e os Bifes.
Dos anos 40 e na minha turma estiveram o Feliciano Guerreiro de Matos (Chatinho), o Albertino Bota, o Cesar Nobr,o Arrais, o Otilio Dourado, o Cravina de Quarteira,a Sebarrinha, o Amável o Julio Costa, o Bastos e outros...
"Núcleo duro" nunca ouvi falar.
Um abraço
Rogério Coelho

MAURICIO DOMINGUES disse...

Olá João

Pelos vistos parece-me que, para
muita gente, há Costeletas de 1ª
e Costeletas de 2ª.!
A Escola Industrial
e Comercial de Tomás Cabreira, o
melhor Estabelecimento de ensino
do Algarve nos anos quarenta,além
do Liceu João de Deus, de que me
orgulho de ter frequentado,forjou
uma elite de técnicos de muita
categoria.
Nessa época era o que melhor
havia no Algarve no campo do Ensi-
no Técnico/ Profissional.
Havia rivalidades entre os dois
Estabelecimentos de Ensino (Liceu e Escola) e era com aguerridos
jogos de fubebol, com bolas de
trapos, que esse espírito se ma-
nifestava no "campo dos Eucali-
ptos"junto ao campo de Tenis.
O Tengarrinha, actualmente pro-
fessor Universitário e político,
era um dos adversários mais temi-
do, e a malta não lhe perdoava
umas boas caneladas .
Muitos outros cujos nomes a
memória já apagou marcaram a
presença dos Costeletas e Bifes .

Um abraço para todos
MAURICIO

Anónimo disse...

Viva!
O meu texto foi um apelo à unidade. Mas, de facto, cometi um lapso. Costeletas somos todos.
Aí vai um abraço do
João

Anónimo disse...

Volta João....está perdoado...
ahhh ahhh
um abraço para todos
Diogo

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Para todos os costeletas e para ti Rogério em particular,

Finalmente um texto que provocou comentários. Avança João...torna vivo este blogue.
Quando usei a expressão "nucleo duro" - me desculpem todos os costeletas que se possam ter ofendido- relaccionei com o facto da nossa Associação ter sido fundada, com suporte nesse grupo etário de costeletas.
Talvez possa estar errado...somos livres de opinar.
Costeletas de primeira e segunda????Tenho a felicidade de privar, mais de perto ou à distância,com centenas de costeletas. SEGUNDO O MEU CONCEITO SÃO TODOS DE PRIMEIRÍSSIMA...BASTANDO PARA TAL SEREM COSTELETAS E EX-COMPANHEIROS DOS MESMOS BANCOS DA ESCOLA
jorge tavares
costeleta 1950/56