terça-feira, 29 de junho de 2010



O MERCEEIRO E O CARVOEIRO

Ao meu amigo costeleta JORGE TAVARES


Não acredito nada, naquilo que dizes no teu comentário ao meu texto, porquanto a senhora professora D. Florinda ensinou-nos mais do que isso que tu citas. Além do mais, tu sempre foste um bom aluno, reconhecido por todos que te conhecem.

È por isso que aquela da lata e a outra do devia haver mas não há, não
cabem aqui.

Jorge, tu conheces as dificuldades que a Contabilidade teve para se impor e hoje é uma ferramenta indispensável à gestão, donde…

Ai vai Erasmo,

“No Elogio da Loucura publicado em 1511, Erasmo de Roterdão o mais célebre dos humanistas, criticava a sociedade nestes termos :- “os negociantesmentem,roubam, defraudam, enganam e consideram-se pessoas muito importantes porque andam com os dedos cheios de anéis de ouro. Os reis e os príncipes não escutam senão os que lhes dizem coisas agradáveis. Os cortesãos são pessoas do mais rasteiro, mais servil e do mais hipócrita. Dormem até ao meio dia e mal acabado o almoço logo os chamam para o jantar. depois são os dados, o xadrez, os torneios, os adivinhos, os bobos, as amantes, os divertimentos, as chalaças... e deste modo, sem receio do tédio da vida, passam as horas, os dias, os meses, os anos, os séculos.”...

Parece que está actual. Ou não?...

Já agora, vou à faca na quinta feira. Mas volto.

Espero isso, pelo menos.

Ab.

3 comentários:

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Oi Ermão
Faço votos para que tudo corra pelo melhor
Um abraço
Rogério

jctavares@jcarmotavares.pt disse...

Meu caro João,
Antes de mais,desejo que tudo corra bem, e rápidamente te libertes do problema que te tem afligido nos ùltimos tempos.

Quanto ao meu comentário ao teu texto, deve ser analisado como uma sátira aos "economistas dos tempos modernos " alguns são meros professores de catedra, com a aurea de grandes senhores da ciência económica, mas sem o minimo sentido prático da vida...aliás, tem-no mas numa óptica de servir os grandes interesses económicos.
Basta a constatação deste principio básico dos vasos comunicantes...sai de quem menos tem, para os bolsos de quem tem mais (Vidé revistas da especialidade).
Será mais difícil gerir dificuldades ou fartura??
Questão interessante, para quem gosta deste tema...eu gosto!!!!
Ainda a propósito da contabilidade, dir-te-ei meu caro João e costeletas interessados, tem sido ao longo das décadas o desencanto da minha profissão. A ciência contabilítica e seu apoio à gestão empresarial, são bastante interessante...mas quem se interessa?

Anónimo disse...

Vai correr.

Ob.
JBS