quarta-feira, 28 de julho de 2010

BOXE

Pesquisei sobre Boxe depois dos anos 50 .
Reduzida as matérias que encontrei sobre a época áurea da atividade no Algarve ,
Conheci alguns dos protagonistas como o José Luiz , foi o que chegou mais longe , e infelizmente nos deixou bastante cedo .
Na defesa de Faro num artigo já com alguns anos assinado por Nuno Graça e com comentários do nosso amigo João Brito de Sousa , falava entre outros de Damião e Helder Grelha .

Nome completo Damião Sousa Encarnação , pouco tempo andou no Boxe , que eu saiba ainda é vivo caso contrário já teria sido informado por ser meu tio ou seja irmão de meu Pai .
Entre amigos ficou conhecido porque sempre que algum adolescente da nossa época e até anos depois , motivado pela popularidade dos grandes lutadores Americanos e alguns pela leitura da Banda desenhada em que um dos Heróis dos quadrinhos era o Luis Eurico treinado pelo José Gomes .
Ao ser indicado o Damião como ex-pugilista para verificarem se tinham algumas qualidades , os candidatos em aprender a denominada Nobre Arte , não eram estimulados por ele , batia forte mesmo e essa forma afastava os interessados .
Essa fama perdurou como denominação de Durão (quanto a minha nada tem a ver com o desporto ) por muitos anos , até tinha quem teimasse que quase aos setenta anos já neste século XXI , era homem bastante capaz de enfrentar um conhecedor como Marco da Encarnação na casa dos 20 anos e praticante por mais de 10 anos e pupilo de Victor Fernandes, homem que considero dos grandes impulsionadores do Boxe no Farense e Algarve nos últimos anos .

No entanto tudo tem sua época e com aparecimento de outras modalidades de lutas o boxe também teve seu tempo .

Nos últimos anos surgiu o Bento que se tem destacado no entanto estou pouco informado sobre sua carreira .

Helder Grelha o conheci bem no Sitio do Chalé das Canas antes de ir para França
Por acaso numa viagem a Saint Ouen ( arredores de Paris ) na publicidade em cartazes vi um Gitano Português Campeão do Mundo no Catch ( Luta Livre ) precisamente o Helder Grelha . apoiado pela marca Renault onde também trabalhava como piloto de provas nas pistas experimentais da marca . Em Paris o visitei acompanhado do irmão de minha ex-mulher em que eram ligados por parentesco . Isto foi em 1969 , depois não retornei a vê-lo .

José Luis e Helder Grelha , tinham em Comum as conquistas amorosas e ao contrário do Damião deixavam a violência no Ringue !
Nos convívios do dia a dia eram pessoas passivas aceitando provocações algumas mesmo pesadas que encaravam brincando sem nunca recorrer á violência .

Todos eles representam um pouco da História da nossa cidade , que na generalidade é recordado entre outros acontecimentos .

Saudações Costeletas
António Encarnação

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva.

Bom tema.

Pessoalmente, gosto de ver um bom combate de boxe, entre atletas bem preparados.

Vi um filme sobre a vida do Jack La Motta com o Roberto de Niro que considero excepcional.

Para mim, boxe é a nobre arte.

Ab.
JBS