segunda-feira, 23 de agosto de 2010


1.200.000.000,00€...parece muito dinheiro

Introduzi 1,2 mil milhões de euros, na minha máquina de calcular. Demasiados zeros, mas aceitou! Com papel e lápis confesso que há muito tempo não escrevo tais números.
Também tenho muita dificuldade em saber o que poderia adquirir com este valor. Comprar casas? Iates? Automóveis? Clubes de futebol -Sporting Clube de Portugal, Sporting Clube Farense-? Constituir Fundações com fins científicos, sociais ou culturais? Ajudar financeiramente Associações de apoio a carenciados? Será que também podia comprar a felicidade? E a saúde? E o respeito?
Enfim, vem este intróito a propósito da notícia que hoje vem publicada no Diário de Notícias, página 28, com o título "PORTUGUESES APLICAM 1,2 MIL MILHÕES EM OFFSHORES"
O texto, descreve em síntese, que saíram do nosso país para offshores ( Países sem carga fiscal - Paraísos Fiscais!), entre 01 de Janeiro e 30 de Junho do corrente ano (primeiro semestre) a quantia de 1,2 mil milhões de euros.
Ao lê-la, de imediato me veio ao pensamento, a tão falada crise e a pergunta dum leigo: Como é possível? Fiz um raciocínio primário e com os meus poucos conhecimentos destas questões económicas/financeiras , deduzi:
-Esta importância tão avultada, dos desempregados não deve ser. Dos aposentados também não! Será de quem trabalha?
Tenho dificuldade em crer que ao final de cada mês os trabalhadores em geral consigam poupar entre 5.000,00 e 5.500,00€, se a média salarial mensal está muitos degraus abaixo desse valor.
Então de onde será a sua proveniência? Economia paralela? Corrupção? Grandes fortunas?
Alguns costeletas participantes deste blogue, mais entendidos nestas questões, como o têm demonstrado nalguns textos relacionados com a crise, talvez possam explicar este "voar" de tantos milhões de euros, que nos colocam tantos pontos de interrogação.
Depois do que li, fiquei a pensar se não devo trocar a minha máquina de calcular, por outra com mais capacidade. Vou entrar em despesas...e a responsabilidade é da crise.

jorge tavares
costeleta 1950/56

nota final:
O jornal não tinha esta informação, mas seria interessante saber: a quantos individuos particulares ou colectivos pertencerá aquela importância?

1 comentário:

Anónimo disse...

MEU CARO JORGE.

Pensei no assunto, apenas, na qualidade de não especialista.

Para mim, esse dinheiro nem sei o que é.

Mas ainda há muita gente com muito dinheiro em Portugal.

Até ainda há pouco tempo o Amorim da cortiça estava colocado entre os duxentos mais ricos do mundo.

Esse mundo ds off shores é altamente confidencial, mas não duvido desse número.

Causas possíveis da colocação a´dos capitais,

- aumento dos impostos.

Origem dos ganhos,

operações de bolsa, nomeadamente.

Ab.
JBS