quarta-feira, 25 de agosto de 2010


701 – Alfredo

Observando a Evolução da Educação em Portugal , pode afirmar-se que é quase uma Novela .
as Escolas do Estado Novo deram na altura um impulso numa época em que o analfabetismo se fixava talvez em mais de 80 % da população Portuguesa , no entanto os professores tinham um Estatuto conceituado nas localidades .

O ensino Secundário na maior parte do Algarve se limitava ao Liceu João de Deus e á nossa Escola Comercial e Industrial de Faro , nas Turmas que frequentei passaram alunos que vinham de Tavira a Albufeira , e a qualquer professor com que nos cruzávamos na Rua o cumprimentávamos com o Titulo de Doutor/a , excepção dos mestres das oficinas .

Passado algumas décadas se desenvolveram novas Escolas que passaram a ser denominadas do 2 e 3 ciclo e a nível mais alto as Secundárias .
Mas em compensação os Professores perderam aquele Estatuto de respeitabilidade oriundo do antigo regime , passando em percentual que desconheço a trabalhar nos denominados Recibos Verdes , alguns por vários Períodos que ultrapassavam a dezena de anos , o que equivale a uma precariedade de Emprego e como conseqüência dificuldades económicas . Enquanto para os pequenos empresários os Contratos de trabalho a termo se fixava nos 3 anos como máximo !

Naturalmente que com a desertificação das zonas Rurais , deixaram de existir os antigos Postos de Ensino ( ouvia falar do localizado na Alcaria Cova freguesia de Estoi ) em que a educação era prestada por uma regente Agrícola .

Nos limites da cidade a primeira Escola Primária que conheci a fechar foi a da Senhora da Saúde , que na realidade funcionou poucos anos .

As 701 Escolas que está previsto encerrar segue o ciclo de transformação, o receio que muitos pais têm é o de faltar estruturas alternativas e continuar a pagar acima das posses as despesas de deslocação o que acumulando com as despesas em material que neste início de ano lectivo complica muito os Orçamentos , até que em época de Crise sempre se constituíram grandes Fortunas como exemplo os 1.200 milhões de transferências para os paraísos fiscais como referiu o colega Jorge Tavares , e os Portugueses que sofrem as conseqüência são sim a maioria dos cidadãos.

Daí a razão da diminuição das Taxas de nascimento em Portugal em que educar filhos não é fácil , ao abrigo das leis em que os jovens só podem entrar no mercado de trabalho depois da maioridade , e em que o ensino de Nível Superior suplantou a formação profissional e ter uma licenciatura depois dos 20 anos se transforma em longas listas de Portugueses em procura do Primeiro emprego .

Uma referencia conheci muito bem a Professora Dona M. Emilia Pessanha Viegas , e os filhos o mais Novo Eng. Fernando Pessanha Viegas que muitos anos esteve á frente dos técnicos da Câmara Municipal de Faro .

Muito podia falar sobre a forma como em Portugal se desenvolve a Educação e outros factos como Saúde justiça etc. no entanto acho que a fase é mais de desaprender e me refugiar na frase Homérica de “ Só sei que nada sei “


Saudações Costeletas .
António Encarnação

2 comentários:

Anónimo disse...

ANTÓNIO,

Parabens pelo belo texto que não merecia aquela homérica parte final.

Concordo com o que dizes.

Ab.
JBS

Associação Antigos Alunos Escola Tomás Cabreira disse...

Meu caro João
Não estou a 100% de acordo com o que dizes sobre " a homérica parte final" do texto do Encarnação.
O que temos visto nas bastantes notas negativas deste ultimos exames?. Será que não poderão dizer: "só sei que nada sei"? Se soubessem, não chumbavam...
Rogério Coelho