domingo, 8 de agosto de 2010


Comentando uma noticia

Caros colegas, agarro a esferográfica para tirar umas notas e, hesito entre o escrevo... e o não escrevo .
Antevejo o Brito de Sousa de “fisga” apontada para me dar nos tornozelos.
O Jorge Tavares....éhh... nem vale um comentário...lá vem ele com o mesmo tema e lenga lenga.
O Rogério no dilema....publico?..não publico?
O Maurício....que terá ele para dizer desta vez?
O Romualdo...bahn...nem leio até ao fim!
O Montinho...???!!!!
Mas enfim, dou o peito às balas que é como quem diz” sujeito-me às criticas”. Acredito que a critica construtiva nos educa e nos torna melhores homens ( ou mulheres)..
Prometi no último texto voltar ao tema do “ revanchismo dos termos” mas não o vou fazer ..pelo menos por hoje. Vou falar de uma noticia que apareceu a meio desta semana , eu vi na “SIC Noticias”... a RTP que eu desse por ela não falou no assunto .Preferem mostrar os membros do governo” assentando” a primeira pedra em obras que nem autorizadas estão como aconteceu em Faro na véspera das ultimas autárquicas. Mas isso é outra estoria.
E, em grosso modo, rezava a noticia:-“ um ministro da defesa de um governo anterior ( Paulo Portas)vendeu por quarenta mil euros (40.000) a uma empresa americana, os planos de uma pistola metralhadora desenvolvida no que era antiga Fábrica Braço de Prata( agora tem outro nome) e que haviam custado ao estado quinze milhões!
A empresa compradora ,informei-me depois seria a “ Smith and Wesson”. Fiquei intrigado e resolvi ir mais fundo. Desloquei-me a um dos armeiros cá do burgo e, na verdade a pistola já existe à venda. Fiz-me interessado e vi a única que tinham em armazém. Foi-me dito que a arma existe em duas versões à venda ao publico. Uma por 1300 dollares e outra por 1200 porque difere na coronha...e que ainda existem acessórios vários como “alças telescópicas” .
Agora vamos ao fundo da questão. Aqui houve um crime de “lesa-pátria” a meu ver.
Ao ver a arma ela não tem nada de especial, para quem sabe, ela fica tecnicamente entre a Israelita UZI e a nossa velha FBP dos tempos do ultramar...difere um pouco da FBP porque tem uma coronha de fibra de carbono e o cano arrefecido por umas alhetas facílimas de fabricar. Disto, deduzo eu, a razão porque foram vendidos tão baratos os planos e, imagino eu, a patente. Então o crime de “lesa-pátria” foi perpetrado por quem?
Não por quem vendeu!. As leis de mercado imperaram. Esse ao menos recuperou 40.000 euros mas, por quem concedeu ou subsidiou 15.000.000 de euros para desenvolver um produto que à partida o mercado está saturado e não o comercializou. Se isto não é corrupção então digam-me o que é! Duvido que uma empresa privada disponibilizasse 15.000.000 para tal efeito e com fracasso adivinhado!
Alguém, neste trilho todo ficou com dinheiro, muito dinheiro!
E, para os colegas que cursaram a “ formação de serralheiros”, posso-vos afirmar que para desenvolver aquela arma, mais não seriam precisos ( se houvesse vontade) que o velho pequeno torno “MIBO”,o limador, o engenho de furar, a forja e umas limas... e claro o mestre Olivio. Porque os conhecimentos gerais já os tínhamos da FBP.
Como sempre termino, se for publicado deixo-vos um abraço .
Diogo

4 comentários:

Anónimo disse...

MEU CARO DIOGO,

Viva.

Não tenho cabedal para comentar este assunto.

Dou a palavra ao Jorge Tavares.

Ab.
JBS

Anónimo disse...

Joao tens cabedal para muito, muito mais do que comentar!...preferes encolher os ombros e deixar correr o marfim... E' escolha tua e esta's no teu direito!
Obrigado meu velho
Diogo
ps.... O. colega JT ja' disse em post anterior que nao estava disposto e sem tempo para " tocar" em temas que toquem a classe politica

Antonio Palmeiro disse...

Olá meu caro Diogo
Obrigado pela tua referência ao meu regresso, um dia explicarei as razões, para já foram de ordem pessoal e nada mais.
Sobre o negócio a que te referes no teu artigo eu tenho acompanhado o desenrolar da situação e tens toda a razão nas observações que fazes.
Vi as fotos da arma e encontrei semelhanças com a FBP o que confirmas, embora com melhorias o que se compreende.
Espero só que quando a arma começar a ser mais utilizada e se a estrutura for a mesma, não comecem a aparecer pedidos de indemnização, por falta de segurança da arma. Para que aquele inferno disparasse uma rajada era suficiente uma ligeira pancada no cano, nem precisava de gatilho.
Aí então o negócio será ruinoso.
Um abraço e por aqui nos encontramos.
Antonio Palmeiro

Anónimo disse...

Caro Antonio
para mim nao esta' em causa a qualidade da arma!
O meu ponto e' este:--- onde justificar 15000000 de Euros para desenvolver uma coisa que nada tinha a desenvolver!?A quem foi parar esse dinheiro? Essa e' a questao!
Abr
diogo