terça-feira, 24 de agosto de 2010


DEBATE SOBRE O 701 DO ALFREDO

INVESTIGAÇÃO.

1 - A opinião de João Marcelino no DN de hoje é a seguinte:

Não sei, sincera e humildemente, se o Ministério da Educação está a fazer tudo bem no processo de reorganização do parque escolar que levou esta semana à decisão de encerrar 701 escolas portuguesas. Como em todos os grandes movimentos reformistas, acredito que haja erros, e espero por isso que o bom senso esteja aberto a corrigir no terreno a lógica nem sempre infalível das opções dos gabinetes de estudo.

Dito isso, aproveito este espaço para aplaudir a reorganização em curso.

Estamos, sobretudo, perante uma questão de requalificação pedagógica.

Mais do que semear escolas pelo País, em cada aldeia, em cada rua, o racional de uma educação de qualidade deve aglutinar o conceito de escolas mais modernas, mais bem equipadas, locais de reunião dos bons professores que se tornem centros de excelência e prazer para os alunos.

Se o Estado assegurar de facto, como está previsto nos protocolos com as autarquias, as suas responsabilidades na mobilidade dos jovens e respeitar os recursos económicos das famílias, este movimento, que agora é pontuado por desabafos compreensíveis de pais inquietos, acabará por tornar-se uma realidade serena. Assim o Governo cumpra, apesar da crise, a intenção de, num passo seguinte, actuar com determinação na modernização do parque escolar definido.

Quanto ao resto, as reformas nunca se fazem sem protesto, sem opções discutíveis e sem coragem política. Esta, aliás, é a segunda razão do meu aplauso: o regresso da coragem, que parecia perdida, às opções do Ministério da Educação…

2 - A opinião de um comentador anónimo é:

O Senhor João Marcelino como a maioria dos ditos "fazedores de opinião" só querem o "bem" do povo e como tal estão de acordo com todas as medias que são tomadas no sentido da liberalização da educação da saúde e da redução do estado a quase nada. Recordo aqui que no tempo do Estado Novo a educação e a saúde só eram acessíveis a alguns e que num futuro próximo o mesmo vai voltar acontecer. Na minha modesta opinião a maioria dos portugueses tem o que merece porque perpetuam no poder uma casta de políticos que dão forma a este tipo de medidas

3 – O Jornalista diz sim; o anónimo diz não.

Vamos debater..
JBS

1 comentário:

MAURICIO DOMINGUES disse...

Caro João,
Tens razão !
Hoje assiste-se a um chorrilho de
opiniões, espalhadas por certos
aprendizes de feiticeiro, que sabem
de tudo, que só servem para agradar
a camaradas amigos. Fico revoltado !
Na Imprensa escrita e televisiva o
problema é mais grave porque as
"massas" assimilam tudo o que certos
papagaios lhes apresentam numa imprensa escrita a falada, controlada
por gente da mesma cõr.
Quando vejo que muitos alunos chegam ao 12º ano sem saber a taboada,não sabendo qual o quadrado de 10 e outras coisas que se aprendiam na Instrução Primária, eu
pergunto :

-Que melhorias haverá na redução de tantas centenas de Escolas ?

-Bastará isso, ou será melhorar o
os Programas de Ensino, com professores bem preparados?

-Não seria melhor começar pelos alicerces, melhorando os Programas
escolares, exigindo mais trabalho aos alunos, mais estudo e melhores
aproveitamentos ?

Que respondam os técnicos .

MAURICIO