sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Desta Varanda observo o Mundo

SOBRE A CRISE



Uma frase com que me identifico Desta Varanda observo o Mundo !
Dá a sensação de comentar situações de um Mundo com a fantasia de que não sou seu integrante !

No entanto permitam-me que acompanhe o abraço do João Brito de Sousa ao Rogério Coelho pelo esforço de abnegadamente estar á frente deste Blog . O qual como sucede comigo é ponto obrigatório de visita na net para Muitos Costeletas .
Naturalmente que não esqueço a mensagem aqui publicada sobre meus 70 Anos pelo Amigo JBS , e de forma singela lhe dou O MEU OBRIGADO pela homenagem que me foi feita .



A Crise actual sim ...
Nos afecta porque de certa forma é proveniente da Internacional e se os Catedráticos na Economia e outras áreas fossem mais como se fala Pé no Chão em vez de ser tão teóricos naturalmente que havia muita diferença .
Nem tudo o que é Bom para um Local ou País , pode ser para o outro !
Assim como não existe dois seres humanos com a totalidade das características , também não existe dois locais ou Países totalmente iguais .

Quem foi que Previu que os factos capitais como : o fim do Império, a passagem da ditadura à democracia e a entrada na UE. iria ter um efeito benéfico na economia em Portugal ?

Não interessa , até que tudo acaba por se encontrar inter –ligado .
A ditadura queria manter as colônias mesmo não deixando virar a página da história . Investiu tarde na economia das mesmas ( década de 60 ) esquecendo outros pontos estratégicos !
Por seu lado os negociadores da descolonização nem é necessário falar porque os Portugueses da época sabem das histórias que aumentou a população em Portugal proveniente das ex-colónias . .

O IARN foi uma fonte de corrupção com um mínimo de Controle , destaco um de muitos casos que conheci : de Moçambique voltou um Sr cujo nome era Duarte e solicitou ao Banco do Fomento um empréstimo de 5 mil contos para montar uma Industria de confecções . Não foi Autorizado mas , em compensação foi informado de que a autorização era dada se solicitasse 50 mil contos .
Aceitou praticamente metade pagou de propinas e no Cartaxo montou a fábrica que nunca funcionou por ter terminado o dinheiro !
A Tal descolonização não foi bem como era denominada , e a passagem para a democracia foi mais complicada do que actualmente se pode imaginar !

A Comunidade Européia virou mais que Sonho ou esperança , uma Utopia acompanhado pelos modelos de Socialismo da Suécia e outros Países em que falavam o cidadão era protegido pelo Estado do Nascimento á Morte !
Muitos exemplos surgiram a contradizer as Teorias , na Nova Zelândia o desinteresse da População foi de tal forma que muitos estabelecimentos deixavam de ter produtos para venda pela comodidade dos comerciantes .
E até Fidel de Castro reconheceu que a competitividade profissional tem de ser estimulada .
Para Portugal poder ser aceite teve então de abdicar de muitas actividades que davam emprego directo e Indirecto a milhões de pessoas ! Na agricultura se falava que as condições de Portugal eram na maioria adequadas para a Pastoreio de cabras , ovelhas !
Não tinha condições de produzir Suínos e vacas já que a soja e o milho era importado e pago em dólares, e muitas outras reinvidicações que tiveram de ser aceites .

Se dissessem a um americano:
Tens de pagar mais Impostos porque a despesa com a máquina do Estado vai aumentar cerca de 03 vezes porque só o numero de deputado vai aumentar umas 15 vezes.
Será que o Cidadão Americano abria mão de cerca de metade dos seus rendimentos de trabalho para sustentar toda essa equipe ?
Ou preferia aderir aos bons Planos de Saúde , Educação , Justiça e outros que o Estado oferece !

Tive de concentrar este cozinhado com os produtos da minha memória de forma a não entrar muito na demagogia que iria ocupar bastante espaço não adequado .


Saudações Costeletas
António Encarnação

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro António.

Viva.

A crise está aí instalada e veio para ficar Mas a culpa não é minha nem tua.

È de quem tem o poder e quer que seja assim. É mais ou menos isto.

Ab.
JBS