sábado, 7 de agosto de 2010


LEITURAS REFRESCANTES Bom dia
FÉRIAS REPOUSANTES




No dia do último Grande Almoço Anual dos Costeletas , realizado na Quinta da Senhora Menina, à entrada da confortável tenda e sobre a mesa dos nossos diligentes tesoureiros , para além de uma jarra de fina porcelana com um agradável bouquet de perfumadas flores e um cada vez maior monte de notas e moedas, saltava à vista dos espectantes contribuintes ,uma generosa rima de livros, oferta valiosa e simpática do respectivo autor à Associação.
E enquanto não chegava a minha vez de pagar as minhas dívidas, e o excelente almoço que ansiosamente me preparava para saborear,
fui tratando de matar o tempo com os habituais cumprimentos que a ocasião propiciava, aos colegas que também estavam na fila, e dando uma rápida folheadela a um daqueles livros.
Folheando ao acaso, escolhi como sempre faço quando tenho que eleger uma obra literária, um capítulo para numa leitura transversal e necessàriamente rápida, tentar fazer uma pesquisa ao lastro e consistência do seu conteúdo.
Virei-o de contracapa e opinião esclarecida dos dois críticos, nela impressa eram a confirmação do meu presságio: vou gostar.
E foi assim que não resisti a trazer comigo um exemplar de O Triângulo de Dezembro e outras ficções, (Papiro Editora), simpáticamente autografado pelo seu autor, nosso ilustre e talentoso amigo e Costeleta Norberto Cunha.
São uma dúzia de contos , que apetece devorar duma assentada.
Eu fiz uma degustação mais pausada; como os trouxe comigo para a praia, papei-os em três dias, intervalando-os com umas bolas de Berlim, e outras leituras refrescantes, como o Uma Noite Não Dias do nosso bom malandro, e o António Fontes -Causas e Casos de um Padre Barrosão (Âncora Editora).

Boas Férias

J.Elias Moreno

1 comentário:

Anónimo disse...

AO ZÉ ELIAS MORENO,

Viva

Concordo co o que dizes sobre A LITERATURA do Norberto Cunha.

Ab.
JBS